Rede Unida, 11º Congresso Internacional da Rede Unida


Tamanho da fonte: 
TRABALHADORES ADMINISTRATIVOS NO COTIDIANO DO SUS: HISTÓRIA E IDENTIDADE PROFISSIONAL
Valéria Cristina Gomes de Castro, Marcello de Moura Coutinho, Paulo César Castro Ribeiro, Raquel Barbosa Moratori, Ramon Peña Castro, Camila de Abreu Carvalho

Resumo


O projeto de pesquisa “Processo de Qualificação de Trabalhadores Técnicos em Saúde: a conformação de grupos profissionais de nível fundamental e médio”, coordenada pelo Observatório de Técnicos em Saúde da Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (FIOCRUZ) envolveu diversas áreas de estudo, sendo esta subárea referente à análise dos trabalhadores administrativos que atuam na gestão do SUS. Apresentou como objetivo geral analisar os movimentos de conformação de alguns grupos profissionais inseridos no setor saúde, observando os determinantes sociais, políticos e econômicos envolvidos. O presente trabalho busca desenvolver e divulgar alguns elementos dessa pesquisa apresentados parcialmente no estudo original, contribuindo para ampliação do tema sobre a atuação dos trabalhadores técnicos no cotidiano do SUS. Objetivo: Estudar a história dos trabalhadores administrativos com formação de nível médio e fundamental que atuam na gestão em saúde no Brasil, buscando contribuir para ampliação das discussões sobre o processo de qualificação e regulamentação existente neste campo de atuação. Método Consistiu em uma pesquisa qualitativa e quantitativa, que pretendeu por meio de relatos histórico-crítico, compreender a história dos trabalhadores administrativos que atuam no campo da gestão, através de pesquisa bibliográfica e documental. Buscou-se discutir a inserção profissional e a regulamentação existente nesse campo de atuação, por meio de entrevistas com uma amostra de trabalhadores atuantes na gestão de um hospital público no Rio de Janeiro. Resultados A Realização de entrevistas nos possibilitou analisar algumas informações sobre o perfil desses trabalhadores, além de alguns aspectos da conformação do trabalho nesta área e a construção da identidade profissional desses sujeitos. Obtivemos como resultados da pesquisa a publicação de um capítulo sobre os trabalhadores administrativos da área da saúde na coletânea “Trabalhadores Técnicos em Saúde: aspectos da qualificação profissional no SUS” e o lançamento do mesmo no Seminário Trabalhadores Técnicos em Saúde: aspectos da qualificação profissional no SUS. Concluímos que os trabalhadores com ensino médio no SUS desenvolvem atividades fundamentais para organização e funcionamento dos serviços de saúde, e que sua inserção no SUS vem passando por modificações importantes no que se refere aos vínculos empregatícios e processo de trabalho.

Palavras-chave


Trabalho técnico; Gestão em Saúde; História

Referências


BRASIL. Ministério da Educação. Conselho Federal de Educação. Parecer nº 353, de 14 de abril de 1989.

 

BRASIL. Ministério da Educação. Conselho Federal de Educação. Parecer nº 130/90, de 26 de janeiro de 1991.

 

BRASIL. Ministério da Educação. Catálogo Nacional dos Cursos Técnicos. 2009. In: www.catalogonct.mec.gov.br (acesso em: 08/08/2011).

FREITAS, M.B. et all in Formação de Trabalhadores e o Sistema Único de Saúde: analisando os desafios para a gestão do trabalho em saúde. Relatório de Pesquisa, Rio de Janeiro, 2009.

 

MACHADO, L.R. de S. “Qualificação do trabalho e relações sociais”. In: Gestão do Trabalho e Formação do Trabalhador. Ed. Movimento de Cultura Marxista. Belo Horizonte, 1996.