Rede Unida, 11º Congresso Internacional da Rede Unida


Tamanho da fonte: 
FORTALECER - QUERO SER GRANDE E FORTE, UM PROGRAMA DE EDUCAÇÃO EM SAÚDE PARA CRIANÇAS
Germana Lyra Bahr

Resumo


Caracterização do problema: A violência urbana afasta as crianças dos espaços públicos e faz com que elas permaneçam mais tempo dentro de casa. Dependentes de tecnologia e internet fazem menos exercícios, dormem pouco, não tomam sol e tem uma alimentação cada vez menos nutritiva. O sedentarismo, classificado como doença pela Organização Mundial de Saúde (OMS) desde 2002, e o vicio digital se tornaram um flagelo. Mães trabalham fora e não tem tempo para se ocupar da alimentação dos filhos, cada vez mais obesos. Todos estes fatores impactam negativamente o crescimento das crianças e sua saúde no futuro. Descrição da experiência: O Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia (INTO) desenvolveu um programa de educação em saúde com foco no aparelho locomotor, visando a prevenção de doenças crônicas e acidentes e a melhoria da qualidade de vida, o FORTALECER. O público alvo do programa são as crianças, inicialmente as atendidas no Instituto. A comunicação com as crianças é feita através de seis personagens que integram a “Turma do Valente”. Os seis personagens interagem com as crianças através de cartilhas, filmes em 3D, um site interativo, jogos eletrônicos e uma página no Facebook. A Unidade Pediátrica do INTO foi ambientada com cenas dos personagens, sendo cada quarto diferente do outro. No momento da internação a criança recebe uma carteira com foto e passa a fazer parte da turma do Valente. O programa está estruturado em dez áreas, os “Dez Mandamentos”, com objetivos específicos e múltiplas ações estratégicas. Efeitos alcançados: As crianças internadas para a realização de cirurgias ortopédicas de alta complexidade com tempo de permanência longo agora se deparam com uma nova realidade. A turma do Valente as guia numa aventura que perpassa toda a temática dos dez mandamentos, de forma lúdica e divertida. Muitas delas não tinham acesso à informação de qualidade antes de entrar em contato com a turma. Depois da alta as crianças levam o mascote Valente, e o incentivo para manter a auto-estima a despeito de qualquer situação. Elas continuam acessando o conteúdo do site, que está sempre sendo atualizado e seguindo a Turma do Valente na página do facebook, que disponibiliza informações e “dicas de saúde” diariamente. Recomendações: O programa de enorme impacto no INTO, poderia ser replicado, inclusive com a exibição dos filmes, palestras e distribuição das cartilhas em escolas. Com o advento da Copa do Mundo e dos Jogos Olímpicos, temas relacionados a saúde, qualidade de vida, otimismo, auto-estima e superação, trabalhados pelo Programa terão relevância para todas as crianças provenientes de famílias, onde falta educação em saúde.

Palavras-chave


infância; esporte; informação; educação; prevenção; saúde; crescimento; qualidade de vida; segurança; superação

Referências


Relatório da Situação Mundial da Infância - Crianças com Deficiência, Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), 2013;

Censo demográfico, Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 2010;

Mapa da Violência no Brasil, Instituto Sangari, 2010;

Doenças crônico-degenerativas e obesidade: estratégia mundial sobre alimentação saudável, atividade física e saúde - Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS), 2009.