Rede Unida, 11º Congresso Internacional da Rede Unida


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CONSTRUÇÃO COLETIVA DO SABER: ESTRATÉGIA DE EDUCAÇÃO EM SAÚDE VOLTADA PARA A PARTICIPAÇÃO COMUNITÁRIA
Denise Maia Leão, Juliana Martins Holstein, Rodrigo Souza Balk, Luciana Chies, Fabiana da Silva Guterres

Resumo


Caracterização do problema: Por meio de inserção de acadêmicos da UNIPAMPA, do grupo PET-PISC (Programa Práticas Integradas em Saúde Coletiva) na Unidade Básica (UBS) nº14 - Tabajara Brites verificou-se ser relevante a criação de grupo de apoio á saúde para os usuários da unidade, a fim de realizar ações de educação, promoção em saúde e prevenção de doenças. O principal desafio é romper as práticas voltadas ao modelo hegemônico, curativista, individualizado e gerar práticas educativas coletivas não-tradicionais com temas definidos pelo usuário, para estimular autonomia e o corresponsabilidade do usuário na sua qualidade de vida. Descrição da experiência: São organizadas em conjunto com a equipe da unidade, reuniões quinzenais com usuários cadastrados no Sistema de Gestão Clínica de Hipertensão Arterial e Diabetes Mellitus da Atenção Básica (SISHIPERDIA). Participam em média 35 usuários, com idades de 42 á 83 anos. Durante encontros oferta-se um espaço de reflexão e descobertas que não estão prescritas em receitas, buscou-se conhecer a realidade e os interesses dos usuários possibilitando reconhecer seu universo. São abordados temas de saúde que partem de demandas dos participantes4, que perpassa a temática hipertensão e diabetes, se aposta no vinculo e troca de saberes na imersão na realidade do usuário, possibilitando um conhecimento prévio do grupo e do seu universo vocabular, onde se extraem temas geradores que servem de alicerce as ações educativas em saúde. Efeitos alcançados: Percebem-se as ações como dispositivo facilitador da inclusão, promovendo conexões necessárias para o empoderamento do usuário. Enfatizou-se a importância da escolha uma dieta saudável e “adesão” ao tratamento farmacológico e não farmacológico, cultivando na prática, saúde baseada em concepção de ação libertadora, na qual o paciente se liberta da condição passiva e se vê enquanto sujeito de seu processo saúde-doença. Para os discentes possibilita a construção coletiva de estratégias de educação em saúde voltada para a participação comunitária, sendo uma prática social, baseada na troca de saberes, sendo o intercâmbio entre o saber científico e popular. Recomendações: Deve-se priorizar a realização de atividades que se direcionem para os princípios da integralidade e da participação social, possibilitando nas reuniões a construção coletiva de saber e transformações da realidade.

Palavras-chave


educação em saúde, participação comunitária, prática dialógica

Referências


FREIRE P. Pedagogia do oprimido. 27 ed. São Paulo: Paz e Terra, 1999.

 

FREIRE P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa.São Paulo : Paz e Terra, 2004.

 

SANTOS, AJM et al. A não adesão de pacientes hipertensos ao tratamento em uma Unidade Básica de Saúde. Rev Inst Ciênc Saúde.  2009 (27) 4, p 330-37, Campinas (SP). Disponível em: https:// files.bvs.br/upload/S/0104-1894/2009/v27n4/a1629.pdf2009_p330-337.pdf.