Rede Unida, 11º Congresso Internacional da Rede Unida


Tamanho da fonte: 
GRUPO DE APOIO AO LUTO: RELATO DE EXPERIÊNCIA
Luciana Rodrigues Cordeiro, Ângela Maria Alves e Souza

Resumo


Caracterização do problema: Muitas pessoas apresentam dificuldades em conviver e lidar com as perdas, isto é, ainda existem dificuldades em lidar com o luto destas perdas, o processo que deveria ser temporário, pode passar a tornar-se patológico. A carência com esta temática é tão grande que muitos destes fenômenos comuns na vida podem gerar consultas a vários profissionais e uso de medicações ansiolíticas por falta de acompanhamento adequado em lidar com as perdas. Descrição da experiência: A experiência como enfermeira e observadora participante no grupo de apoio ao luto PLUS+Transformação–DENF–UFC levou ao conhecimento da sistemática do funcionamento de um grupo, como também perceber os efeitos advindos desse tipo de terapia grupal. Esta atividade ocorreu no período de agosto a novembro de 2014, durante as sessões grupais que acontecem semanalmente no período das 8:30 às 11h no Laboratório de Práticas Alternativas em Saúde do departamento de enfermagem da Universidade Federal do Ceará- DENF- LABPAS- UFC. As técnicas de registro utilizadas foram a observação participante, o diário de campo com análise dos relatórios descritivos referentes a cada sessão. Efeitos alcançados: As sessões grupais se dividem em quatro fases: 1ª Fase– Relaxamento e visualização criativa- Encontro com o corpo. Utilizam-se técnicas de relaxamento e de desaceleração da respiração além da visualização criativa. Esse momento é finalizado com o abraço pessoal. 2ª Fase – Expressão verbal dos sentimentos. A fala fica na voz de cada participante que queira descrever sua situação, expressando livremente suas dores e suas opiniões. 3ª Fase – Nutrição e alimentação. É servida uma sopa quente. 4ª Fase – Encontro com outros – avaliação do grupo. Observarmos semanalmente que os participantes vivenciam o luto de modo individualizado, expressando de um jeito próprio. A terapia neste grupo é de acolhimento amoroso a cada participante. Recomendações: destacamos que é importante a criação de grupos de apoio ao luto, já que é uma terapia de baixo custo e  alcança um número maior de pessoas ao mesmo tempo e cuidando de modo sistemático um sofrimento que evitará altos custos em tratamentos medicamentosos e consultas médicas frequentes.  .

Palavras-chave


GRUPO; LUTO; PERDAS; SAAÚDE MENTAL

Referências


SOUZA, Ângela Maria Alves; ALVES, Maria Dalva Santos; ARAUJO, M. A. M. Estudos sobre luto, suicídio e psico-oncologia. Fortaleza: Expressão Gráfica e Editora Ltda, 2006. 164p .

SOUZA, Ângela Maria Alves (Org.). Coordenação de Grupos: teoria, prática e pesquisa. Fortaleza:expressão Gráfica Editora, 2011.

THIOLLENT, Michel. Metodologia da pesquisa-ação. 18.ed. – São Paulo: Cortez, 2011.