Rede Unida, 11º Congresso Internacional da Rede Unida


Tamanho da fonte: 
APOIO AOS PLANOS DE CARREIRA E DESPRECARIZAÇÃO DO TRABALHO: ESTRATÉGIA PARA O FORTALECIMENTO DA GESTÃO DO TRABALHO NO SUS
José Carlos da Silva (carlos Silvan), Ana Paula Cerca, Patricia Ferrás Araújo da Silva, Andre Luiz Rodrigues da Silva, Giani Santos Alves, Gerson Flavio da Silva, Everton Luiz Santos Dantas

Resumo


Para estimular a formação continuada entre os trabalhadores da saúde no SUS, faz-se necessária a preocupação com o desenvolvimento de processos que reconheçam e valorizem a trajetória profissional. Para tanto, é fundamental disparar o debate acerca da importância dos Planos de Carreiras, Cargos e Salários (PCCS), que representam uma importante ferramenta de gestão, implicando necessariamente na participação de gestores e trabalhadores na construção de propostas que atendam às demandas coletivas. O PCCS deverá propiciar o constante aperfeiçoamento, qualificação profissional e formação dos servidores, para melhorar a resolutividade das ações e serviços, permitindo a evolução ininterrupta dos servidores na carreira. Com o intuito de fomentar a implementação dos PCCS e Desprecarização do Trabalho no SUS, o Ministério da Saúde publicou em 2012 a Portaria nº 2.517, que dispõe sobre o repasse de recursos financeiros de custeio a Estados e Distrito Federal, para apoio a projetos de planos de carreira e desprecarização do trabalho em saúde, considerando as diretrizes do Protocolo nº 006/2006 da Mesa Nacional de Negociação Permanente do SUS (MNNP-SUS), por meio do Departamento de Gestão e da Regulação do Trabalho em Saúde (DEGERTS). Foram contemplados 13 projetos, sendo três no valor de R$ 5 milhões (DF, PE, FESF-BA) e os outros dez projetos no valor de até R$ 2 milhões (AC, AL, AM, BA, CE, MT, MS e RO).  Além do incentivo financeiro, os 13 projetos recebem apoio técnico do DEGERTS e do DIEESE para o desenvolvimento das ações, na busca pelo fortalecimento da gestão do trabalho e da educação na saúde. A estratégia tem proporcionado o levantamento de experiências voltadas para o desenvolvimento dos PCCS, de forma a valorizar os trabalhadores da saúde com vistas a reconhecer o potencial de multiplicabilidade dos modelos. O Protocolo nº 006/2006, da MNNP-SUS, apresenta diretrizes para a elaboração de planos de carreiras com estruturas e formas de desenvolvimento semelhantes, baseadas na valorização dos trabalhadores, referenciada na equidade de oportunidades de desenvolvimento profissional em carreiras que associem a evolução funcional a um sistema permanente de qualificação, como forma de melhorar a qualidade da prestação dos serviços de saúde. É um valioso instrumento de gestão da política de pessoal, devendo seguir os preceitos da negociação, que envolve trabalhadores e gestores.

Palavras-chave


Gestão do Trabalho, PCCS e Gestão

Referências


PIERANTONI, C.R.  Reformas da saúde e recursos humanos: novos desafios x velhos problemas. 2000.228 f.tese (doutorado) – Instituto de Medicina Social, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2000.

 

OPS. Programa de Desarrolho de recursos humanos. Estúdio DELPHI: problemas presentes y futuros de los Recursos Humanos em Salud. Washington: OPS, 2002.

 

CONSELHO NACIONAL DE SAÚDE (Brasil). Resolução CNS número 330, de 4 de novembro de 2003: princípios e diretrizes para a gestão do trabalho no SUS – NOB /RH-SUS, como Política Nacional de Gestão do Trabalho e da Educação Permanente no âmbito do SUS. Brasília, 2003.