Rede Unida, 11º Congresso Internacional da Rede Unida


Tamanho da fonte: 
DESNUTRIÇÃO INFANTIL: PREVALÊNCIA E FATORES ASSOCIADOS EM UMA COMUNIDADE DE PARNAÍBA PIAUÍ
Layddyanne Portela Mota, Gracyanne Maria Oliveira Machado, Eliany Nazaré Oliveira, Ana de Cassia Ivo dos Santos, Bianca Waylla Ribeiro Dionisio, Maria Rosiane Vasconcelos dos Santos, Luziane Cardoso Costa

Resumo


Introdução: A desnutrição é uma doença de natureza clínico-social cujas raízes se encontram na pobreza e frequentemente associada à interrupção precoce do aleitamento materno exclusivo e de repetidos episódios de doenças infecciosas (BRASIL, 2005). Estudos demonstram que a prevalência de desnutrição infantil em crianças menores de 5 anos no Brasil é de 32%, na região Nordeste esse índice é duas vezes superior as demais regiões do país.(INAN, 1989). Objetivo: Verificar a prevalência e fatores associados à desnutrição em crianças de 2 a 5 anos.  Método: Estudo exploratório descritivo realizado em uma comunidade de pescadores e agricultores no município de Parnaíba- PI, no mês de outubro de 2013. A amostra foram 33 crianças, de ambos os sexos, entre 2 a 5 anos de idade. Foi avaliado a altura e peso por idade; e índice de massa corporal (IMC) relacionando à idade como indicador de adequação do estado nutricional. Utilizamos como curva de referência a Caderneta da Saúde da Criança-Menino/Menina do Ministério da Saúde.  Resultados: Observou-se que do total das crianças estudadas 39% apresentaram déficit no estado nutricional. Dessas 62% eram meninos e 38% meninas, sendo que 31% apresentaram magreza e 69% magreza acentuada. Ao serem questionamos quanto ao aleitamento materno exclusivo, 23% das mães responderam não terem amamentado, 15% amamentaram por um período inferior a 6 meses e 62% forneceram leite materno até 6 meses de idade. A avaliação de alguns indicadores ambientais e socioeconômicos das famílias demonstram que 62% tinham rendimento inferior a um salário mínimo, e, 38% renda igual a um salário mínimo mensal, 85% tinham acesso a água encanada na residência e 15% consumiam água de poço.  Conclusão: Os resultados demonstraram que existem problemas de nutrição nas crianças daquela comunidade, podendo está associado ao aleitamento materno insuficiente e condições socioeconômicas. Com isso a elaboração de estratégias que visem prevenção e controle da desnutrição devem ser mais amplas e eficientes.

Palavras-chave


Desnutrição; aleitamento materno; estado nutricional

Referências


BRASIL. Ministério da Saúde. Manual de atendimento da criança com desnutrição grave em nível hospitalar. Brasília: Ministério da Saúde, 2005.

INSTITUTO NACIONAL DE ALIMENTAÇÃO E NUTRIÇÃO. INAN. Pesquisa Nacional sobre Saúde e Nutrição (PNSN). Arquivo de Dados da Pesquisa. Brasília: INAN/Ministério da Saúde, 1989.