Rede Unida, 11º Congresso Internacional da Rede Unida


Tamanho da fonte: 
ENTEROPARASITOSES EM PACIENTES ATENDIDOS NO SERVIÇO DE ATENÇÃO ESPECIALIZADA (SAE), DO MUNICÍPIO DE DIVINÓPOLIS, MG, BRASIL
Eduardo Sergio da Silva, Renata Coelho de Castro, Joice Silva Alves

Resumo


Indivíduos portadores de HIV/AIDS constituem um grupo altamente suscetível a contrair infecções intestinais, o que demanda uma maior preocupação, tendo em vista a condição de imunossupressão desses pacientes. Essas doenças podem se apresentar de forma mais severa e resistente aos tratamentos habitualmente utilizados, afetando negativamente a qualidade de vida das pessoas acometidas. Além disso, se não diagnosticadas e tratadas a tempo, podem levar a óbito. Justifica-se então, a importância de se realizar exames coproparasitológicos nesses pacientes, para se excluir a possibilidade de infecção parasitária, ou em casos positivos, encaminha-los ao tratamento. Os pacientes cadastrados no Serviço de Assistência Especializada (SAE) de Divinópolis foram apresentados à pesquisa no dia da coleta de sangue para a contagem de linfócitos T-CD4+ e Carga Viral. Após assinaram o TCLE, foram solicitados a levar uma amostra de fezes para ser analisada no Laboratório da UFSJ. As análises foram feitas pelo método HPJ e observadas em quadruplicata. Os resultados foram anexados aos prontuários dos pacientes, os quais foram encaminhados para uma nova consulta e tratamento pelo clínico, dos casos necessários. Um total de 260 pacientes encaminhou amostras de fezes para serem analisadas. A prevalência de parasitoses encontrada foi de 21%. Dentre os parasitos, destacam-se Giardia lamblia 7,6%, Strongyloides stercoralis 6,5%, Ancilostomídeos 5%, Schistosoma mansoni 1,9% e também Enterobius vermiculares 1,9%. Foi observado poliparasitismo em 11 pacientes, representando uma prevalência de 4,2%. Os resultados encontrados demonstram que houve diferença quanto às prevalências por parasitos diversos, o que pode ser explicado pela existência de inúmeras formas de exposição aos enteroparasitas, como por exemplo, água contaminada, alimentos mal lavados, contato com a terra, higiene pessoal, dentre outros. A prevalência encontrada, de aproximadamente um quinto dos indivíduos que realizaram o exame de fezes, aponta para a necessidade de esclarecimento dos pacientes quanto às medidas profiláticas para se evitar a contaminação por parasitas. Infecções parasitárias oportunistas são causas severas de morbidade e mortalidade em pacientes com HIV/AIDS. Portanto, deve-se dar especial atenção a esses indivíduos, que estão mais vulneráveis devido à condição de imunossupressão. Como muitas dessas infecções são tratáveis, um diagnóstico acurado e precoce é importante, para melhorar a qualidade de vida desses pacientes.

Palavras-chave


HIV/AIDS – enteroparasitoses – infecções oportunistas

Referências


Arora, D.R; Arora, B. AIDS - Associated parasitic diarrhoea. Indian J Med Microbiol 2009; 27:185-190.

Brito, A. M.; Castilho, E. A.;Szwarcwald, C.L. AIDS e infecção pelo HIV no Brasil: uma epidemia multifacetada. Rev. Soc. Bras. Med. Trop.2001; 34(2): 207-217.

Leite, L. H. M. & Waissmann, W.Enteroparasitoses em pacientes ambulatoriais portadores de HIV/AIDS e abastecimento domiciliar de água. Rev. Ciênc. Méd. 2004, Campinas, 13(4):363-369.

Rachid, M.; Schechter, M. Manual de HIV/Aids. 8ª ed. RJ: Revinter; 2005.