Rede Unida, 11º Congresso Internacional da Rede Unida


Tamanho da fonte: 
VISITAS AS UNIDADES DE ATENÇÃO PRIMÁRIA DE SAÚDE (UAPS) POR ESTUDANTES DE MEDICINA NO PRIMEIRO SEMESTRE
Lucas Henrique Pereira de Oliveira, Thaís Maria Frota Silva, Shandy Cardoso de Sousa, Barbara Hellen Bastos da Costa, Tarciana Mesquita Cabral Barreto, Beatriz Garcia Ferreira de Souza, Laene Máximo Pinho, Larissa da Silva Nobre, Erlane Brunno Cunha Ferreira, Rayssa Rannyelle Santos da Silva, Talita Gomes Lopes, Pedro Lucas de Souza Barroso, Dirlene Mafalda Ildefonso da Silveira

Resumo


Caracterização do problema: É compreensível que estudantes de medicina tenham curiosidade por conhecer os serviços de saúde e deles participarem. Por iniciativa dos professores da disciplina de ISEC (Integração, Serviço, Ensino e Comunidade), esse contato aconteceu por meio de visitas às unidades, para facilitar o entendimento dos temas discutidos nos grupos de tutoria da disciplina. Foram realizadas três tutorias, com temas diferentes, relacionados ao SUS e a compreensão do processo saúde-doença, e sequenciadas pelas visitas. Descrição da experiência: Durante o semestre 2013.2, foram realizadas três visitas a uma UAPS. A turma, com 60 alunos, foi dividida em 4 grupos e cada um foi direcionado a uma UAPS. Na 1ª visita, um profissional mostrou a estrutura física e organizacional da unidade. Na 2º visita, o foco foi compreender o processo saúde-doença do ponto de vista dos usuários e conhecer suas percepções sobre a UAPS na atenção e promoção da saúde. Também foi realizada uma entrevista, com perguntas relacionadas ao seu estado de saúde e opinião acerca da unidade. Além disso, foi possível ter contato com os Agentes de Saúde e conhecer a importância do seu trabalho no contexto social e epidemiológico. Na 3º visita,os alunos conheceram os Sistemas de Informação em Saúde (SIS) da atenção primaria, identificaram os que estão sendo mais bem alimentados para construir indicadores que permitam análises da situação da comunidade. Ficou evidente que os SIS devem ser foco da atenção dos servidores, pois contribuem para obtenção de uma gestão compatível com as demandas da população, e nesse sentido há muitas deficiências a serem corrigidas. Efeitos alcançados: As visitas possibilitaram aos estudantes vivenciarem, ainda que superficialmente, a realidade da profissão médica. Foi possível perceber que os princípios do SUS ainda não são cumpridos em sua totalidade e a participação comunitária é muito débil, pois a população carece de preparação para o exercício desse direito. Desse modo, os estudantes compreenderam a importância da gestão de serviços de saúde, do acolhimento de demandas e da contribuição de cada profissional. Por fim, as visitas também possibilitaram que os estudantes ampliassem suas percepções da realidade da comunidade, interagissem com a população, o que lhes serviu de incentivo e contribuiu para o despertar sentimentos humanísticos. Recomendações: Sugere-se que a experiência seja ampliada e incorporada ao currículo, podendo inclusive ser estendida a outros equipamentos sociais.

Referências


ALBUQUERQUE, C.M.S.; OLIVEIRA C.P.F. Saúde e doença: significações e perspectivas em mudança. Revista do ISP. 2002.

BRASIL Ministério da Saúde. Secretaria de Políticas de Saúde. Projeto Promoção da Saúde. Distritos sanitários: concepção e organização o conceito de saúde e do processo saúde-doença. Brasília. Ministério da Saúde, 1986.

SILVA, J. L. L. O processo saúde-doença e importância para a promoção da saúde. Informe-se em promoção da saúde, n.2.p.03-05. 2006.

MACEDO, C. A.; ANDRADE, M. A dificuldade de acesso como um limitador da prática do acolhimento numa unidade de saúde. Informe-se em promoção da saúde, v.7, n.1.p.01-04,2011.

BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de gestão do trabalho e da educação na saúde. Departamento de Gestão da educação na saúde, Rio de Janeiro: Brasil, FIOCRUZ, 2005.

RODRIGUEZ NETO, E. A reforma sanitária e o Sistema Único de Saúde: suas origens, suas propostas, sua implantação, suas dificuldades e suas perspectivas. In: MINISTÉRIO DA SAÚDE.NESP. Incentivo a participação popular e controle social no SUS: textos para Conselheiros de Saúde. Brasília: MS, 1998. p.7-17.

MINISTÉRIO DA SAÚDE. Saúde no Brasil: desafios e perspectivas. Brasília: MS, 1998. 45p.