Rede Unida, 11º Congresso Internacional da Rede Unida


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A participação e controle social como um dos eixos de formação na Residência Integrada em Saúde da Escola de Saúde Pública do Rio Grande do Sul (RIS-ESP/RS)
Salete Paula de Moura Bre, Paula Gomide Haubrich, Mara Nibia da Silva

Resumo


A Residência Integrada em Saúde da Escola de Saúde Pública do Rio Grande do Sul (RIS-ESP/RS) é uma modalidade de educação profissional pós-graduada multiprofissional, de caráter interdisciplinar. Atualmente está organizada em cinco ênfases: Atenção Básica em Saúde Coletiva, Saúde Mental Coletiva, Dermatologia Sanitária, Pneumologia Sanitária e Vigilância em Saúde. Fundamentada nos princípios do Sistema Único de Saúde (SUS), busca uma formação que desenvolva a perspectiva da atenção integral à saúde, mediante a educação em serviço, promovendo atividades de estudo e reflexão sobre a prática de atendimento e atuação em Saúde Coletiva, estimulando o cruzamento dos diferentes saberes que configuram os diversos núcleos de conhecimento das profissões, oportunizando o debate das políticas e das  estratégias de organização do ensino, do controle social, da gestão e da atenção à saúde, focados no desenvolvimento da autonomia dos usuários,  das ações e serviços de saúde. A compreensão da autonomia dos indivíduos e da responsabilidade dos profissionais da saúde pelo processo de promoção, prevenção, manutenção e recuperação de saúde é fundamental na RIS, integrando contextos culturais e vivenciais e possibilitando a inserção de temáticas sociais abrangentes, incentivando o protagonismo dos residentes na articulação de ações que visem o fortalecimento do SUS através da participação e do controle social. A Residência Integrada em Saúde acolhe a necessidade de formar profissionais para a atuação no SUS, buscando desenvolver aprendizagens de trabalho em equipe para uma intervenção interdisciplinar, analítica, crítica, investigativa, resolutiva e propositiva, no âmbito técnico, administrativo e político do Sistema Único de Saúde. Dentre seus objetivos de formação encontra-se a participação e controle social a partir da inclusão deste eixo na carga horária das atividades práticas do campo reconfigurando o itinerário formativo dos residentes (atenção, gestão, participação e controle social), possibilitando a atuação em conjunto com a população e com as lideranças locais, contribuindo para o fortalecimento de iniciativas de promoção e manutenção da saúde, e da cidadania.

 


Palavras-chave


residência integrada em saúde; ensino-serviço;participação e controle social