Rede Unida, 11º Congresso Internacional da Rede Unida


Tamanho da fonte: 
PROMOÇÃO DE ESPAÇOS DE CONTROLE SOCIAL PARA MODIFICAÇÃO DA REALIDADE EM UNIDADE DE SAÚDE DA FAMÍLIA DO INTERIOR DA BAHIA
Rafaela Braga Pereira Veloso

Resumo


Introdução: O controle social pode ser entendido como a participação do cidadão na gestão pública, na fiscalização, no monitoramento e no controle das ações da Administração Pública. Trata-se de importante mecanismo de fortalecimento da cidadania. Dessa forma, a unidade de saúde é um espaço que permite a articulação entre os moradores do bairro, trabalhadores de saúde e contatos com gestores sendo considerado promotor de mudanças e mobilização social. O controle social é apontado como um dos princípios alimentadores da reformulação do sistema nacional de saúde e como via imprescindível para a sua democratização. Esta participação foi institucionalizada na Lei 8.142/90, através das conferências e conselhos de saúde. O objetivo desse trabalho é relatar a experiência de graduandos em saúde na promoção de espaços de controle social em unidade de saúde da família no interior da Bahia. Metodologia: Relato de experiência em estágio supervisionado I em graduação em enfermagem na Universidade Estadual de Feira de Santana em uma unidade de saúde da família no período de julho a novembro de 2012, em Feira de Santana, Bahia. Resultados: A oferta das atividades promoveu a disseminação sobre o tema, compartilhamento de saberes populares, identificação de líderes comunitários, conquistas importantes para a área de abrangência da unidade. Também houve distribuição de materiais educativos, divulgação das datas e locais de reuniões do conselho e conferências de saúde, encaminhamentos e formação de comissões para as problemáticas que surgiram. Conclusão: É possível perceber que através de espaços de mobilização os usuários tornam-se atores protagonistas das ações e multiplicadores do saber, de forma que através das lutas mostram a sua força. Com isso, houve um fortalecimento local e maior participação popular tendo o reconhecimento da comunidade no município enquanto mobilizadora e exemplo para demais bairros.

Palavras-chave


Promoção;controle social; saúde da família.

Referências


LACERDA, E. (Org.) O SUS e o ControleSocial: guia de referência para conselheirosmunicipais. Brasília: Ministério da Saúde,1997.

VALLA, V. V. (Org.) Participação Popular e osServiços de Saúde: o controle social como exercícioda cidadania. Rio de Janeiro: Pares, 1993.