Rede Unida, 11º Congresso Internacional da Rede Unida


Tamanho da fonte: 
O TRABALHO DA EQUIPE DE ENFERMAGEM EM UMA UNIDADE HOSPITALAR DE INFECTOLOGIA E AS DIFICULDADES EM PROCESSOS EDUCATIVOS
Lourdes Aparecida Galego Valero

Resumo


A dimensão de educar no processo de trabalho da enfermagem enfatiza que o educar está intrínseco ao processo de cuidar (PIRES, 2009). Objetivo: Investigar sobre as dificuldades em processos educativos no trabalho da Enfermagem em uma Unidade Hospitalar Especializada em Infectologia, da Baixada Santista. Materiais e métodos: É um estudo do tipo exploratório, descritivo, e qualitativo. O hospital faz parte do Sistema Único de Saúde, foram selecionados para o estudo enfermeiros que faziam parte da escala de Enfermagem do Hospital no período de abril a agosto de 2013, e com período de experiência nesta unidade igual ou superior a três meses. Foi elaborado um roteiro, com questões semiestruturadas, relacionadas aos dados pessoais e sobre: tempo de trabalho na profissão, se trabalhavam em outro local, dificuldades no trabalho, o trabalho em equipe, ações educativas existentes, entre outros. Realizado entrevistas, que foram gravadas e transcritas na íntegra para análise de conteúdo por categorias (BARDIN, 2010). Duração média de cinquenta minutos. Resultados: Participaram deste estudo dez (n=10) Enfermeiros, todos do gênero feminino, idades entre 25 e 50 anos, a maioria (n=7) trabalhavam na Instituição há mais de um ano, e metade (n=5) trabalhavam na área da Enfermagem há mais de dez anos. Entre os aspectos encontrados nas entrevistas: a especificidade da Infectologia; insegurança e medo em relação ao “novo” (assistência específica); dificuldades na participação junto à Educação Continuada; a necessidade do trabalho em equipe; dificuldades no uso de computadores (prontuário eletrônico do paciente); e desconhecimento sobre a Educação Permanente. Considerações finais: As enfermeiras reconhecem que a Educação Continuada é importante, mas há desafios nos processos educativos, e também necessidade de implantação da Educação Permanente.

Palavras-chave


enfermagem; educação;infectologia.

Referências


CECCIM,R.B. Um Sentido muito próximo ao que se propõe a Educação Permanente em Saúde. Revista Interface, Comunicação, Saúde, Educação, v.11, n.22, p.345-63, 2007.

MONTANHA, D. PEDUZZI, M. Educação permanente em enfermagem: levantamento de necessidades e resultados esperados segundo a concepção dos trabalhadores, Revista Escola de Enfermagem USP, vol. 44, n.3; 597-604, 2010.

PIRES, D., GELBCKE, F.L., MATOS, E. Organização do Trabalho em Enfermagem: implicações no fazer e viver dos trabalhadores de nível médio. Rev. Trabalho, Educação e Saúde, vol.2, n.2, 311-325, 2004.