Rede Unida, 11º Congresso Internacional da Rede Unida


Tamanho da fonte: 
PROJETO EDUCAÇÃO PERMANENTE EM ATENÇÃO BÁSICA NO MUNICÍPIO DE CASCAVEL-PR: VALORIZAÇÃO MULTIPROFISSIONAL TRANSFORMANDO A PRÁTICA
Francine Dadona Neves, Lúcia Gomes da Silva, Rosani da Rosa Bendo

Resumo


A construção do Sistema Único de Saúde vem avançando substancialmente e colocando a atenção primária como de vital importância nesse processo, o Pacto pela Saúde (2006) demonstra mecanismos para a consolidação do Sistema nas três esferas, no Pacto pela Vida coloca que se deve consolidar e qualificar a estratégia saúde da família como modelo de atenção básica. No município de Cascavel – PR, no ano de 2013, houve mudanças na atenção básica onde, Unidades Básica de Saúde (UBS) foram adaptadas para serem Unidades de Saúde da Família (USF). Essa transformação não foi somente física, muitos profissionais foram remanejados para realizar assistência em um modelo diferente do que já desenvolviam, trazendo angústias e ansiedades. Pensando nisso foi desenvolvido o Projeto de Educação Permanente em Atenção Básica para oferecer senso crítico, autonomia, valorização do profissional desencadeando mudanças na prática assistencial. A Política de Educação Permanente em Saúde orienta que a educação não seja um modelo engessado ou uma estratégia pronta, e sim que sejam observadas as especificidades e a realidade de cada local. Foram criados 7 módulos de quatro horas cada, totalizando 28 horas, considerando cadernos de atenção básica do Ministério da Saúde e baseado nas prioridades do Pacto pela Vida. Com os temas: PNAB, Leis Orgânicas do SUS, PMAQ-AB, Prevenção do Câncer de Mama e Colo de útero, Pré-Natal, Saúde da Criança, Saúde Bucal, Saúde do Idoso, Saúde mental, Hipertensão Arterial e Diabetes. Envolvendo todos os profissionais de uma UBS que tem a previsão de se tornar USF, um projeto piloto com a previsão de se estender a todas as Unidades. Foi realizada uma avaliação no último módulo e dos 26 avaliadores/participantes 58% consideraram a capacitação como ótima e 42% como boa. Dentre as questões abertas os participantes relataram que a educação foi produtiva e solicitaram que sejam mais frequentes. No modo prático observou mudanças no modelo assistencial, com os questionamentos levantados algumas ações já foram postas em práticas e outras foram colocadas em pauta para discussão em reunião de equipe e planejamento estratégico. Conclui-se que o processo de educação permanente não pode ser finito, deve ser cíclico e atualizado com as novas propostas, sempre estimular os questionamentos dos participantes e pactuar mudanças. Recomenda-se que o projeto estenda para todas as Unidades do Município de Cascavel-PR em 2014, servindo de apoio aos profissionais da atenção básica. .

Palavras-chave


educação permanente; atenção básica; trabalhadores de saúde

Referências


BRASIL. Ministério da Saúde. Portaria nº 399 de 22 de fevereiro de 2006. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Poder Executivo, Brasília, DF, 23 fevereiro de 2006. Seção 1. p 43.

BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde. Política Nacional de Educação Permanente. Brasília, DF, 2009. 64 p. (Série B. Textos Básicos de Saúde). (Série Pactos pela Saúde 2006), v. 9.