Rede Unida, 11º Congresso Internacional da Rede Unida


Tamanho da fonte: 
A QUALIDADE DE VIDA E DE HUMOR DOS PACIENTES RENAIS CRÔNICOS EM HEMODIÁLISE E EM QUIMIOTERAPIA NO MUNICÍPIO DE TUPANCIRETÃ/RS
Themis Goretti Moreira Leal de Carvalho, Alexandra Severo Scherer, Angélica Facco, Bruna Pereira Fruet, Diane Tubiana Oliveira, Grace Daiane Souza, Letícia Mann Silvestrini Silva, Mariane Lorenzoni, Victória Medeiros Rosa, Tatiane Konrad Ruckert, Suelen Pereira Agerte, Vinícius Dal Forno Batista

Resumo


Caracterização do problema: a hemodiálise e a quimioterapia afetam não só aspectos físicos, como psicológicos e sociais, com repercussão na vida pessoal e familiar. Este relato de experiência e intervenção objetivou avaliar a qualidade de vida de pessoas do município de Tupanciretã que, atualmente, estão realizando hemodiálise ou quimioterapia. Chamamos a atenção desta população, sobretudo no que diz respeito ao acesso à sua prevenção e tratamento adequados e de qualidade para evitar complicações mais severas, reduzindo o impacto sobre os indivíduos, famílias e custos para os sistemas de saúde e para a sociedade em geral. Descrição da experiência: estudantes do Curso de Fisioterapia da UNICRUZ, componentes da Liga Feminina de Combate ao Câncer, Agentes comunitários de Saúde, equipe de profissionais atuantes na Estratégia de Saúde da Família visitaram, em suas residências, os usuários que estão em tratamento de hemodiálise e/ou quimioterapia para promover a educação para a saúde, determinando através da aplicação do instrumento genérico SF-36, a qualidade de vida e de humor, propondo  e realizando ações de educação e saúde. As avaliações dos dados encontrados permitiram compreender melhor a qualidade de vida e de humor deste grupo e foram o alicerce para a construção de importantes dicas de saúde e planejamento de políticas públicas de saúde. Na residência de todos os cartazes foram afixados e folders com orientações foram distribuídos, assim como o ensinamento de exercícios físicos, para serem praticados diariamente, foi outro importante conhecimento levado aos participantes. Efeitos alcançados e recomendações: como culminâncias tiveram a Oficina "A FESTA DA VIDA", com a presença de todos os participantes do projeto e seus familiares. Foi o momento de socializarmos os resultados, realizarmos um intercâmbio, uma troca de experiências, um momento de descontração, com muitas atividades lúdicas para juntos construirmos ações que promovam uma melhor qualidade de vida para todos. Em uma caminhada, os participantes da Oficina A festa da Vida, dirigiram-se até o palanque oficial na Praça Central para unir-se a comemoração realizada pelo poder público municipal de Tupanciretã alusiva ao Outubro Rosa.

Palavras-chave


Qualidade de vida. Hemodiálise. Quimioterapia.

Referências


BARROS, F. B. História e Legislação do SUS e Saúde da Família: problematizando a realidade da saúde pública.  Rio de Janeiro: Editora Agbook, 2011.

BRASIL. Conselho Nacional de Secretários de Saúde. Atenção primária e Promoção da Saúde. 1a. Edição, Brasília: CONASS, 2011.

BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção Básica. Temático Promoção da Saúde IV. Brasília: Painel dos Indicadores do SUS, 6, Brasília: Ministério da saúde, 2009.

BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção Básica. Política Nacional de Atenção Básica. Brasília: Série Pactos pela Saúde, volume 4, 2006.

SOARES A, ZEHETMEYER M, RABUSKE M. Atuação da fisioterapia durante a hemodiálise visando à qualidade de vida do paciente renal crônico. Rev. de Saúde da UCPEL. 2007.