Rede Unida, 11º Congresso Internacional da Rede Unida


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A VISÃO DA EQUIPE DE SAÚDE DA FAMÍLIA EM RELAÇÃO AO PROGRAMA DE EDUCAÇÃO PERMANENTE DO MÉDICO DE FAMÍLIA
Marilene Barros de Melo, Lucilia Nunes de Assis, Luciana Souza D'Ávila

Resumo


Um Estado da região sudeste do Brasil consolidou em 2004, o Programa de Educação Permanente (PEP) para médicos de Saúde da Família, como uma estratégia de qualificar as ações de saúde. Este programa originou de uma parceria com faculdades de medicina e a prefeitura da capital do Estado investigado. O presente trabalho visou apreender as imagens, ideias e percepções das referências municipais do PEP, enfermeiros e agentes comunitários de saúde (ACS) das equipes as quais os médicos participantes estavam inseridos em relação ao PEP. Foram realizadas 11 entrevistas com os coordenadores e grupos focais com os enfermeiros e ACS. A partir da técnica de análise de conteúdo apreenderam-se as seguintes categorias: Compartilhamento frágil com a equipe sobre os temas abordados no PEP; redução nos encaminhamentos para as especialidades e necessidade da disponibilização de Programas de Educação Permanente às outras categorias profissionais. Os sujeitos da pesquisa ressaltaram a importância da sistematização do compartilhamento com a equipe sobre os temas abordados no PEP de maneira a consolidar os 'modos' de atuar da equipe voltados às condições de saúde da população da área de abrangência. Ressaltaram que em algumas Unidades de Saúde, o PEP colaborou na redução de encaminhamentos aos especialistas aumento de atendimentos e na ampliação dos atendimentos clínicos pelos médicos. Enfatizaram a importância de estender o programa às outras categorias, exemplificando que em um GAP houve a participação da enfermagem em um treinamento de habilidades para médicos no PEP, o que implicou na ampliação da capacidade de atuação, em uma abordagem mais integral do usuário e em uma possível diminuição da demanda de ações pelo médico. Uma entrevistada realçou que a implementação do PEP para enfermeiros e odontólogos favoreceria o compartilhamento de experiências e o alcance das metas estabelecidas. Na visão dos ACS, este tipo de qualificação os tornariam mais seguros e eficientes no cuidado com as famílias, pois processos de aprendizado aplicados ao cotidiano de trabalho são de grande utilidade. Em síntese, ficou evidente o reconhecimento dos sujeitos da pesquisa quanto à importância do PEP. Entretanto, explicitam a necessidade da socialização dos temas abordados pelo programa e da inclusão das outras categorias profissionais no PEP, na perspectiva de potencializar a atenção em saúde, com o desenvolvimento da autonomia dos diversos sujeitos envolvidos no 'fazer' em saúde.