Rede Unida, 11º Congresso Internacional da Rede Unida


Tamanho da fonte: 
O TESTE DE PROGRESSO COMO FERRAMENTA DE AVALIAÇÃO - A EXPERIÊNCIA DO CURSO DE MEDICINA DO UNIFESO
Mariana Beatriz Arcuri, Camille Pereira Caetano, Laís de Abreu Correa, Nathália de Lucena Chrispim, Fernanda Neiva Ribeiro, Flávio Roni Morgado, Luis Filipe da Silva Figueiredo, Manoel Antonio Gonçalves Pombo, José Feres Abido Miranda

Resumo


O Teste de progresso (TP) é instrumento de grande potencial avaliativo. Permite avaliar estudantes, currículo, ferramentas de avaliação e perfil do egresso. TP é ferramenta de auto-avaliação e acompanhamento que identifica fragilidades e potencialidades. De claro caráter formativo, é um instrumento fundamental na promoção de educação inovadora e de qualidade. Relatamos seis anos de experiência com TP como instrumento de avaliação do curso de graduação em medicina do UNIFESO. Em 2007 implantamos o TP como instrumento avaliativo. Aplicado anualmente aos 12 períodos da graduação, tem caráter não-obrigatório. O número de questões variou de 100 a 60. São analisados: frequência, adesão, ganho cognitivo geral e por área de conhecimento, nível de dificuldade das questões. Avaliaram-se 6720 estudantes de medicina cuja frequência ao teste variou entre 60 e 80%. Observa-se tendência crescente na adesão a medida que são intensificadas as formas de sensibilização e a discussão dos resultados do curso e das turmas. Há ganho cognitivo em todas as subáreas específicas, ao longo do curso (26,7 a 49,6%). Observa-se queda de 26% em conhecimentos gerais o que nos levou a pensar estratégias de extensão que proporcionassem uma melhor formação nesta área. Clínica cirúrgica apresenta-se como área de menor média de acerto. Saúde coletiva apesar de área de maior média de acertos é a que possui curva de menor inclinação, evidenciando um menor ganho comparativo. A divulgação do TP e sensibilização discente são ferramentas potentes. O TP pode ser utilizado pelo estudante para o acompanhamento de seu processo de aprendizagem e dialoga com outras ferramentas de acompanhamento do curso de medicina. Analisando o TP acompanha-se eficientemente o currículo integrado e identifica-se a efetividade nas metodologias/processos e cenários de ensino-aprendizagem praticados. A aprendizagem de uma determinada competência não ocorreu concentradamente e sim por aproximações sucessivas ao longo do curso, pelo que mostra a análise dos resultados do TP nestes sete anos.

Referências