Rede Unida, 11º Congresso Internacional da Rede Unida


Tamanho da fonte: 
RELATO DE EXPERIÊNCIA COM O HIPERDIA DE UM GRUPO PET-SAÚDE NO MUNICÍPIO DE PONTA GROSSA/PR
Geraldo Stocco

Resumo


Com implantação do Programa Nacional de Reorientação da Formação Profissional em Saúde, o PRÓ-SAÚDE, e Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde, o PET-Saúde, estes vêm sendo utilizados como estratégia de atuação nas UBS, no município de Ponta Grossa. Nossa equipe, participante do PRÓ-SAÚDE/PET-Saúde, observou que grande parte dos atendidos pela UBS tinha hipertensão arterial sistêmica (HAS), diabetes mellitus (DM) ou ambas associadas. Ficamos sabendo que havia um grupo de Hiperdia, de profissionais da UBS, para orientar a população, mas que estava inativo. Propomos reabertura do grupo, com ajuda de agentes comunitárias na divulgação da atividade. Utilizamo-nos de convites contendo informações a respeito de local, data e horários de realização das reuniões mensais. Na 1ª reunião fizemos apresentação de nós acadêmicos, sobre o PET-Saúde e objetivos. Sanaram-se dúvidas dos pacientes. Para fechar o encontro, a acadêmica de Educação Física realizou seção de alongamento. No 2º mês aferiu-se a pressão arterial e o tema escolhido foi “Obesidade e suas influências no desenvolvimento e progressão da hipertensão arterial e diabetes mellitus”. Usamos cartaz relacionando faixas de índice de massa corporal (IMC) com a definição em graus de obesidade e alertas a cada grau de IMC. Fez-se medida da circunferência abdominal dos pacientes, informando se estavam na área de risco de agravamento da HAS e DM e quais hábitos modificar para controle do peso. Na 3ª reunião, o tema foi “Os hábitos saudáveis de alimentação e cuidados a respeito dos nutrientes contidos em alimentos industrializados”. Mostrou-se, a quantidade de açúcar, gordura e sal contidos em alimentos industrializados e alertamos para o risco de seu consumo excessivo. Falamos do papel das vitaminas e minerais. No 4º mês explicamos o por que da tomada de medicamentos em horários determinados, o que fazer em caso de esquecimento da dose e uso correto de plantas medicinais usados na forma de chás. Assim conseguiu-se fidelização dos pacientes atendidos pela UBS Félix Vianna e revitalização do grupo de Hiperdia, principal objetivo. No decorrer dos 4 meses o número de participantes aumentou consideravelmente. Após revitalização do grupo, passamos o comando para os profissionais da UBS e acompanhamos às reuniões, de modo a verificar faltas de participantes, realizando busca ativa dos faltantes, verificando motivos que os levam a deixarem de participar e quais as melhores estratégias para manter a adesão.

Palavras-chave


Hipertensão arterial; Diabetes mellitus; Atenção básica.

Referências


SOCIEDADE BRASILEIRA DE CARDIOLOGIA. IV Diretrizes Brasileiras de Hipertensão. Revista Brasileira de Hipertensão, v. 17, n. 1, Janeiro/Março 2010.

2 – MINISTÉRIO DA SAÚDE. Estratégias para o Cuidado da Pessoa com Doença Crônica: Diabetes Mellitus. Brasília: Cadernos de Atenção Básica, n. 37, 2013.

3 – BRASIL. Lei n. 8080, de 19 de Setembro de 1990. Dispõe sobre as condições para a promoção, proteção e recuperação da saúde, a organização e o funcionamento dos serviços correspondentes e dá outras providências. Brasília, 1990.

4 – BRASIL. Ministério da Saúde. PET-Saúde. 2011. Disponível em <http://portal.saude.gov.br/portal/saude/profissional/visualizar_texto.cfm?idtxt=35306>. Acesso em 18 de outubro de 2013.

5 – GUS, M.; FUCHS, F.D.Obesidade e Hipertensão. Arquivos Brasileiros de Cardiologia, v. 64, n. 6, p. 565-570, 1995. Disponível em <http://www.arquivosonline.com.br/pesquisartigos/Pdfs/1995/V64N6/64060013.pdf>. Acesso em 25 de outubro de 2013.

6 – ESCOBAR, F.A. Relação Entre Obesidade e Diabetes Mellitus Tipo II em Adultos. Cadernos UniFOA, ed. n.11., p. 69-72,dezembro 2009. Disponível em <http://www.foa.org.br/cadernos/edicao/11/69.pdf>. Acesso em 25 de outubro de 2013

7 – PEIXOTO, M.R.C.; BENÍCIO, M.H. D’A.; LATORRE, M.R.D.O.; JARDIM, P.C.B.V; Circunferência da Cintura e Índice de Massa Corporal como Preditores da Hipertensão Arterial. Arquivos Brasileiros de Cardiologia, n. 87, p.462-470, 2006. Disponível em <http://www.scielo.br/pdf/abc/v87n4/11.pdf>. Acesso em 26 de outubro de 2013.

8 – GRAVINA, C.F.; GRESPAN, S.M.; BORGES, J.L. Tratamento não medicamentoso da hipertensão no idoso. Revista Brasileira de Hipertensão, v. 14, n. 1, p.33-36, 2007. Disponível em <http://www.portalsaudebrasil.com/artigospsb/idoso133.pdf>. Acesso em 26 de outubro de 2013.