Rede Unida, 11º Congresso Internacional da Rede Unida


Tamanho da fonte: 
RELATO DE EXPERIÊNCIA: ADOLESCENTE COM MÃOS E PÉS EM GARRAS APÓS TRATAMENTO DE HANSENÍASE
Gleciane Costa de Sousa, Maria Edileuza Soares Moura, Haline Suelma Sousa Aragão, Debora Fontes Santos, Sinara Meneses Ferreira, Natália Freire Valente

Resumo


Caracterização do problema: A hanseníase é uma doença infecto contagiosa de curso crônico, causada pelo Mycobacterium leprae, o qual possui um tropismo para a pele, mucosas e nervos periféricos, levando, muitas vezes, os indivíduos acometidos pela doença a apresentarem deformidades e incapacidades, gerando o estigma e o preconceito ainda tão presentes em nosso meio. Apesar dessas deformidades não ser frequente, requer intervenção criteriosa e gera questionamentos sobre a operacionalização das atividades para o controle desta nosologia milenar. Descrição da experiência: trata-se do relato de um caso de hanseníase multibacilar em paciente do sexo masculino, com 15 anos de idade, 35,3kg, com contato de hanseníase tipo clínico não classificável (o irmão). As informações foram obtidas por meio de revisão do prontuário e entrevista com o paciente. Foi diagnosticado como caso de hanseníase em 28/03/11. Em 08/03/12 o paciente foi avaliado novamente apresentando 0 grau de incapacidade, e recebeu alta completando o esquema multibacilar (12 meses).  Após 2 meses do tratamento, paciente apresentou reação hansênica em mãos e pés. Em 29/08/2013, já após término do tratamento, foi reavaliado apresentando nervos mediano e radial com choque, diminuição da força muscular em membros superiores, dor e choque nos nervos fibular e tibial anterior dos membros inferiores, diminuição da sensibilidade tátil em mãos e pés, deformidades mãos e pés em garra. Efeitos alcançados e recomendações: Após a identificação deste problema, a equipe interviu junto a esse paciente e sua família, esclarecendo os efeitos adversos das medicações e as sequelas advindas da doença quando tratada tardiamente. Também foram feitas orientações quanto à práticas terapêuticas para atenuar as consequências das deformidades. Durante o acompanhamento, o paciente relatou melhoras e afirmou que conseguiu compreender o porquê daquelas reações, que até então, somente trouxeram malefícios e dificuldades para seu convívio social.

Palavras-chave


Hanseníase; Deformidades; Pós-tratamento

Referências


BRASIL. Ministério da Saúde. Caderno de atenção básica - n.21. Brasília: Ministério da Saúde. 2007.

TRINDADE, M.A.B. ; NEMES, M.I.B. Incapacidades Físicas em Hanseníase no Momento do Diagnóstico : Características dos Casos Registrados de 1983 a 1988 no Estado de São Paulo. Hansen Internacional ,1992.

COSTA, I. M. C.; PATRUS, A. O. Incapacidades físicas em pacientes de hanseníase na faixa de zero a 14 anos, no Distrito Federal, no período de 1979 a 1989.An Bras Dermatol, 1992.