Rede Unida, 11º Congresso Internacional da Rede Unida


Tamanho da fonte: 
ENVELHECIMENTO E SAÚDE: O CASO DE SANTA CRUZ DO SUL/BRASIL
Carine Guterres Cardoso, Silvia Virginia Coutinho Areosa

Resumo


O acelerado crescimento do processo de envelhecimento e as mudanças da composição etária da população são realidades evidentes no Brasil e em outros países. Estas transformações resultam em mudanças no perfil epidemiológico, ou seja, há uma nova distribuição dos fenômenos de saúde e doença, já que aumenta a proporção de idosos e consequentemente às enfermidades decorrentes do envelhecimento. O envelhecimento desencadeia processos sociais, econômicos e de saúde, assim coloca-se como um processo singular que merece a atenção dos governantes, das Instituições de Ensino Superior e da sociedade civil organizada. Diante disso, este trabalho tem como objetivo apresentar dados sobre o processo de envelhecimento e a oferta de serviços de saúde, em especial da atenção primária em saúde, já que esta deve ser o eixo de estruturação da Política Nacional de Saúde da Pessoa Idosa (PNSPI). Santa Cruz do Sul localiza-se na região Centro Oriental do Rio Grande do Sul (RS/Brasil), no campo da saúde o município é sede da 13ª Coordenadoria Regional de Saúde sendo referência para treze municípios. O presente trabalho traz a sistematização de dados secundários obtidos através do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD, 2013), do censo demográfico do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE, 2010) e do Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde (CNES, 2013). Santa Cruz do Sul possui Índice de Desenvolvimento Humano considerado alto (0.773), ocupando a 197ª posição no Brasil e no RS a 26ª colocação. No censo demográfico de 2010, contabilizou 118.374 habitantes e uma população idosa de 15.559 pessoas, representando 13,15% da população, destes 13.218 idosos (11,17%) residiam no meio urbano e 2.341 (1,98%) no meio rural. As mulheres contabilizaram 9.310 (7,87%), enquanto os homens representaram 6.249 (5,28%). Quanto à oferta de serviços de saúde, o município possui 510 serviços de saúde, destes 37 são postos de saúde e centros de saúde/unidades básicas, conforme o CNES (2013). O município possui 11 Estratégias de ESF (ESF), sendo sua cobertura assistencial de 35% da população. A PNSPI estabelece a atenção primária como o eixo estruturante das ações em saúde do idoso, com isso, verifica-se a importância da ampliação e qualificação das ações e serviços de saúde pública, tanto no âmbito do tratamento, reabilitação e prevenção de doenças como da promoção da saúde para que a população possa vivenciar um envelhecimento saudável e ativo.

Palavras-chave


Envelhecimento; Idosos; Atenção Primária em Saude.

Referências


BRASIL. Ministério da Saúde. Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde (CNES). Disponível em:http://cnes.datasus.gov.br/Lista_Es_Nome_Por_Estado_Municipio.asp Acesso em: 08 nov. 2013.

CENSO demográfico 2010.  Banco de Dados agregados do IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Disponível em: http://www.sidra.ibge.gov.br/cd/cd2010ETRD.asp.  Acesso em: 10 nov. 2013.

PNUD. Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento. Disponível em:http://www.pnud.org.br/IDH/Atlas2013.aspx?indiceAccordion=1&li=li_Atlas2013 Acesso em: 08 nov. 2013.