Rede Unida, 11º Congresso Internacional da Rede Unida


Tamanho da fonte: 
CARTEIRA DE VACINA COMO INSTRUMENTO DE ACOMPANHAMENTO EM SAÚDE BUCAL
Geraldo Stocco

Resumo


A falta de informação das mães (ou responsáveis), da necessidade de um tratamento preventivo nos bebês e a falta de conscientização das mesmas, torna o trabalho de prevenção essencial em muitas Unidades de Saúde da Família. Uma mudança de paradigma se faz indispensável e é realizado o tratamento educativo, preventivo e curativo. Por mais que tenha uma consulta odontológica agendada para a criança, os pais não comparecem com a criança para a consulta e se esquecem de marcar novamente, principalmente quando não há dor. A partir do momento que começamos realizar as anotações das consultas e agendamento através da Carteira de Vacina, como se fosse uma "vacina" contra a cárie dentária, o monitoramento desta criança é possível. Sendo assim, qualquer profissional da equipe de saúde pode abrir a carteira de vacina e verificar se a consulta odontológica está em dia ou não, e então agendar a consulta com o dentista. O monitoramento pode ser feito na Unidade de Saúde, puericultura, durante a Campanha de Vacinação, busca ativa nas visitas domiciliares pelas agentes comunitárias de saúde e pelas líderes da Pastoral da Criança. Por mais que o dentista mude de Unidade de Saúde, ou a família mude de endereço, esta anotação da Carteira de Vacina poderá ser monitorada por qualquer profissional e dar continuidade ao tratamento. Este trabalho de acompanhamento pela Carteira de Vacina trouxe excelentes resultados no território da Unidade de Saúde da Família Roberto de Jesus Portela, no bairro da Ronda em Ponta Grossa, no estado do Paraná. De todas as crianças de 18 a 36 meses de idade, 83% estavam livres da doença cárie, e 17% com cárie inicial de fácil tratamento. Quando estas crianças chegaram à idade escolar de cinco anos, 70% permaneciam livres de cárie e 30% com cárie inicial, com apenas duas consultas odontológicas (duas doses de ‘vacina’) por ano. Um dos momentos mais importante deste trabalho é quando a equipe multidisciplinar trabalha em conjunto durante uma Campanha Nacional de Vacinação, e realiza o resgate das crianças verificando a Carteira de Vacina e colocando em dia a consulta odontológica (‘vacina’). Este acompanhamento passou a fazer parte de outras Unidades de Saúde, na Atenção Básica, e já é parte integrante da uma estratégia do estado do Paraná chamada Rede Mãe Paranaense.

Palavras-chave


Serviços de saúde bucal; cárie dentária; prevenção e controle

Referências


1. Buischi YP, Axelsson P. Controle mecânico da placa dental pelo paciente. In: Kriger L. Promoção de saúde bucal. São Paulo: Artes Médicas; 1997. p. 115-127.

2. Petry PC, Pretto SM. Educação e motivação em saúde bucal. In: Kriger L, organizador. Promoção de saúde bucal. São Paulo: Artes Médicas; 1997. p. 363-370.

3. Walter LRF, Ferelle A, Issao M. Odontologia para o bebê. São Paulo: Artes Médicas; 1996.

4. Walter LRF, Nakama RK. Prevention of dental caries in the first year of life. J Dent Res 1994; 73(4):773.

5. Brasil. Ministério da Saúde. Departamento de Atenção Básica. Cadernos de Atenção Básica: saúde bucal.Brasília: Ministério da Saúde; 2006.