Rede Unida, 11º Congresso Internacional da Rede Unida


Tamanho da fonte: 
O PET-SAÚDE E SUA RELAÇÃO COM AS DIRETRIZES NACIONAIS CURRICULARES DE ODONTOLOGIA: RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA DE APRENDIZADO PELO TRABALHO
Juliana Siqueira dos Santos, Monique da Costa Sandin Bartole , Daniela Chaves Coelho Pires , Mirela Ciarlini Gurgel Oliveira 

Resumo


Este estudo relaciona algumas experiências do PET-Saúde às Diretrizes Nacionais Curriculares de Odontologia (DCNO) no decorrer das atividades de integração ensino e trabalho. As ações foram determinadas pela preceptoria e equipe da UBSF e traçados projetos terapêuticos para definição da linha de cuidado de uma família disfuncional e com dificuldade de interação com a equipe de saúde. O Sr. F. de 75 anos precisava de cuidados imediatos tinha histórico de maus tratos e abandono, acamado, com vários problemas de saúde. A esposa e filhas adolescentes, todas com aparente distúrbio mental, eram desnutridas; a mãe tinha um caso extraconjugal e colocava em risco suas filhas, pois havia suspeita de abuso sexual de uma menor. A relação tinha base na aposentadoria do Sr. F., havendo rejeição da equipe pela esposa. O trabalho multiprofissional foi realizado com a assistência social e feita a remoção compulsória do idoso para cuidados hospitalares. Durante a reabilitação, Sr. F. faleceu e isso trouxe uma recusa completa pela esposa. Dessa forma, refletimos sobre alguns aspectos das DCNO: aperfeiçoamento da tomada de decisões individual e em conjunto; avaliamos e decidimos a melhor conduta em cada situação; incremento da comunicação, seja a linguagem oral, ao ser claros e acessíveis para estabelecer o vínculo junto à família, seja a escrita, na elaboração de relatórios e trabalhos científicos, aumento do ritmo de leitura; profissionais e estudantes desenvolveram a capacidade de reflexão sobre suas práticas, repensando conceitos vividos e buscando outros para ampliar a humanização na saúde. Como desafio, encaramos a morte no processo de cuidado; a dificuldade em lidar com finitude durante a formação abalou e fez pensar sobre nosso processo de aprendizagem. As DCNO indicam que o profissional deve estar adaptado e flexível face às mudanças circunstanciais, mas não há uma clara indicação sobre a Tanatologia. De um lado, podemos dizer que o PET vai ao encontro do que está descrito nas DCNO e proporcionam uma formação mais humanista, centrada na realidade com suas dificuldades e conquistas com a realização de atividades que buscam uma melhor qualidade de vida das famílias assistidas, contribuindo para excelência da formação acadêmica-profissional. De outro, a partir do momento em que o CD passa a integrar a micropolítica das atividades de uma UBSF, também deveria se ocupar de todo o ciclo de vida incluindo em sua formação o debate sobre a morte.

Palavras-chave


PET-Saúde; Diretrizes Curriculares Nacionais de Odontologia; Ensino no Trabalho.

Referências


ALBUQUERQUE, Verônica Santos; GIFFIN, Karen Mary. Globalização capitalista e formação profissional em saúde: uma agenda necessária ao ensino superior. Trabalho Educação e Saúde, v.6, n. 3, 2009, p. 519-537,

ALBUQUERQUE, Verônica Santos et al. Integração curricular na formação superior em saúde: refletindo sobre o processo de mudança nos cursos do UNIFESO. Rev. bras. educ. med. 2007, v.31, n.3, p. 296-303.

AYRES, José Ricardo de Carvalho Mesquita. Cuidado e reconstrução das práticas de saúde. Interface – Comunicação, Saúde, Educação. v.8, n.14, p. 73-92, 2004.

BARTOLE, Monique da Costa Sandin; ARCURI, Mariana Beatriz. Relatório de Atividades PET-Saúde UNIFESO/SMS Teresópolis (mimeografado). Teresópolis: UNIFESO, 2013.

BRASIL. CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO. CÂMARA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR. Resolução CNE/CES 3, de 19 de fevereiro de 2002. Institui Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Odontologia.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.

GARCIA, L.A.M. Competências e Habilidades: você sabe lidar com isso? Disponível em <http://www.educacao.es.gov.br/download/roteiro1_competenciasehabilidades.pdf>. Acessado em 20 de maio de 2013.

 

MERHY, Emerson Elias; FEUERWERKER, Laura Camargo Macruz; CERQUEIRA, Maria Paula. Da repetição à diferença: construindo sentidos com o outro no mundo do cuidado. In: FRANCO, Túlio Batista; RAMOS, Valéria do Carmo (Orgs.). Semiótica, afecção e cuidado em saúde. São Paulo: Hucitec, 2010.

SARACCHINI, M. Competências e Habilidades. Disponível em <http://www.slideshare.net/Mari_Saracchini/competncias-e-habilidades-7938747>.Acessado em 20 de maio de 2013.