Anais do 11º Congresso Internacional da Rede Unida
Suplemento Revista Interface - Comunicação, Saúde, Educação ISSN 1807-5762
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Anais do 10º Congresso Internacional da Rede Unida
Suplemento Revista Interface - Comunicação, Saúde, Educação ISSN 1414-3283
Interface (Botucatu) [online], supl. 1, 2012
O PET-SAÚDE E SUA RELAÇÃO COM AS DIRETRIZES NACIONAIS CURRICULARES DE ODONTOLOGIA: RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA DE APRENDIZADO PELO TRABALHO
Juliana Siqueira dos Santos, Monique da Costa Sandin Bartole , Daniela Chaves Coelho Pires , Mirela Ciarlini Gurgel Oliveira
Resumo
Este estudo relaciona algumas experiências do PET-Saúde às Diretrizes Nacionais Curriculares de Odontologia (DCNO) no decorrer das atividades de integração ensino e trabalho. As ações foram determinadas pela preceptoria e equipe da UBSF e traçados projetos terapêuticos para definição da linha de cuidado de uma família disfuncional e com dificuldade de interação com a equipe de saúde. O Sr. F. de 75 anos precisava de cuidados imediatos tinha histórico de maus tratos e abandono, acamado, com vários problemas de saúde. A esposa e filhas adolescentes, todas com aparente distúrbio mental, eram desnutridas; a mãe tinha um caso extraconjugal e colocava em risco suas filhas, pois havia suspeita de abuso sexual de uma menor. A relação tinha base na aposentadoria do Sr. F., havendo rejeição da equipe pela esposa. O trabalho multiprofissional foi realizado com a assistência social e feita a remoção compulsória do idoso para cuidados hospitalares. Durante a reabilitação, Sr. F. faleceu e isso trouxe uma recusa completa pela esposa. Dessa forma, refletimos sobre alguns aspectos das DCNO: aperfeiçoamento da tomada de decisões individual e em conjunto; avaliamos e decidimos a melhor conduta em cada situação; incremento da comunicação, seja a linguagem oral, ao ser claros e acessíveis para estabelecer o vínculo junto à família, seja a escrita, na elaboração de relatórios e trabalhos científicos, aumento do ritmo de leitura; profissionais e estudantes desenvolveram a capacidade de reflexão sobre suas práticas, repensando conceitos vividos e buscando outros para ampliar a humanização na saúde. Como desafio, encaramos a morte no processo de cuidado; a dificuldade em lidar com finitude durante a formação abalou e fez pensar sobre nosso processo de aprendizagem. As DCNO indicam que o profissional deve estar adaptado e flexível face às mudanças circunstanciais, mas não há uma clara indicação sobre a Tanatologia. De um lado, podemos dizer que o PET vai ao encontro do que está descrito nas DCNO e proporcionam uma formação mais humanista, centrada na realidade com suas dificuldades e conquistas com a realização de atividades que buscam uma melhor qualidade de vida das famílias assistidas, contribuindo para excelência da formação acadêmica-profissional. De outro, a partir do momento em que o CD passa a integrar a micropolítica das atividades de uma UBSF, também deveria se ocupar de todo o ciclo de vida incluindo em sua formação o debate sobre a morte.
Palavras-chave
PET-Saúde; Diretrizes Curriculares Nacionais de Odontologia; Ensino no Trabalho.
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