Rede Unida, 11º Congresso Internacional da Rede Unida


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MONITORIA ACADÊMICA COMO FERRAMENTA DE APRENDIZAGEM NO CONTEXTO DO SUS: RELATO DE EXPERIÊNCIA
Perla Guimarães Feitosa, Gilsene Caroline de Ponte Macêdo, Luara Abreu Vieira, Jordana Rodrigues Moreira, Jéssica Menezes Nogueira, Albertina Antonielly Sydney de Sousa

Resumo


Caracterização do Problema: A monitoria acadêmica é um instrumento para melhorar a qualidade do ensino da graduação, por meio da atuação em atividades práticas, experiências pedagógicas e interação entre os diferentes componentes curriculares, constituindo-se em um espaço de aprendizagem compartilhada entre os estudantes. Designa também, orientar, mediar e ordenar as tarefas educacionais, utilizando-a como estratégia para possibilitar a experiência profissional ao aluno e futuro educador. As experiências e vivências práticas dos serviços de enfermagem pelos discentes são essenciais para auxiliar o repasse do conhecimento com base nos diversos níveis de atenção do Sistema Único de Saúde (SUS). Descrição da Experiência: A experiência relatada aconteceu entre março e novembro de 2013, durante as monitorias práticas, da disciplina de Semiologia, Semiotécnica e Processo de Cuidar, junto aos alunos do Curso de Graduação em Enfermagem de uma Universidade Pública de Fortaleza, Ceará. Os alunos monitores já tinham cursado a referida disciplina, permitindo assim, um melhor compartilhamento de saberes e práticas no que tange à técnica do cuidado em enfermagem, o processo de enfermagem e o enfoque na assistência prestada no âmbito do SUS. Durante a realização das práticas de monitoria, foram identificados diversos desafios no que diz respeito à articulação entre teoria e prática, pois havia diversos questionamentos dos alunos sobre a fiel execução das técnicas no âmbito hospitalar. Efeitos alcançados: A vivência dos monitores com auxílio dos professores da disciplina foi fundamental para apoiar e sedimentar o conhecimento da teoria com a prática assistencial na atenção terciária à saúde do SUS, fazendo adaptações necessárias e precisas para que a qualidade do cuidado de enfermagem não fosse comprometida. Desta forma, seus conhecimentos e a construção de novas sínteses são relevantes para o desempenho de suas funções e formação acadêmica. Recomendações: A monitoria deve ser encorajada, pois é considerada um espaço essencial para compartilhamento de saberes e práticas entre estudantes sobre os procedimentos de enfermagem e cuidados, que, certamente refletirá no desempenho de outras disciplinas e na vida profissional.