Rede Unida, 11º Congresso Internacional da Rede Unida


Tamanho da fonte: 
DESDOBRAMENTOS DO PET SAÚDE NO ENSINO, SERVIÇO E NA PESQUISA: O DESAFIO DO TRABALHO MULTIPROFISSIONAL EM NITERÓI
Marcos Antônio Albuquerque Senna, Mônica Vilela Gouvêa, Ana Lúcia Abrahão, Luiz Carlos Hubner Moreira, Fernanda Quintão, Lorena Basílio, Natália Rocha Bedran, Ivi Tavares Castillero

Resumo


Este grupo Pet Saúde da Família desde sua formação procurou estabelecer rotinas em seu processo de trabalho que pudesse contemplar os objetivos maiores da proposta do Pet Saúde que foi integrar ensino, serviço-comunidade e pesquisa, com mecanismos que pudessem viabilizar a aproximação do tutor e alunos de graduação com serviço e destes com o universo acadêmico em algumas de suas dimensões, com o intuito maior de pensar ações multiprofissionais que mobilizassem todo o grupo dentro dos pressupostos da proposta do Pet. Para tanto, estabeleceu-se inicialmente como rotina, encontros semanais com o tutor, com os preceptores e alunos bolsistas e não bolsistas em formato de oficinas objetivando apresentar a proposta do projeto. Ainda nesta etapa os preceptores apresentaram suas áreas de atuação, contextualizaram suas práticas dentro dos serviços de saúde e a identificação dos setores onde iria ocorrer a atuação dos alunos no campo. Depois deste momento iniciou-se o processo pedagógico dos preceptores junto aos alunos no campo nas unidades de saúde e suas respectivas áreas de abrangência. No ensino, a ação multiprofissional se deu através da construção coletiva do projeto de pesquisa intitulado “A saúde do homem na perspectiva multiprofissional” na qual procurou analisar como o homem adulto avalia sua saúde”. Os dados da pesquisa trouxeram para o serviço a incorporação de novas rotinas para os homens, abertura de um espaço permanente de discussão sobre saúde do homem nas unidades e um incremento do acesso aos homens adultos nas consultas nós módulos PMF. No eixo da pesquisa a produção do grupo se consolidou através de apresentação oral e painéis em diversos eventos de relevância na área da saúde com publicações de resumos e resumos expandidos em revistas indexadas e a produção de dois artigos. Desta forma podemos concluir que a proposta do Pet para o grupo trouxe importantes contribuições no processo de formação dos alunos com a apresentação de cenários diferenciados agregando saber e reflexão crítica sobre a realidade do território bem como as necessidades sociais em saúde, para o serviço possibilitou aos preceptores o exercício de atividades docentes no contexto do serviço com a utilização de forma adequada dos instrumentos e ferramentas típicas do ensino tais como: busca em bases e sistemas de informação, inserção metodológica na construção do projeto de pesquisa e organização de ações para os seus respectivos alunos no campo. Para os usuários o Pet criou novas rotinas no campo da atenção básica seja com ações de educação em saúde, como na assistência com o aumento de número de consultas em algumas unidades.

Palavras-chave


Formação em saúde; trabalho multiprofissional; educação

Referências


Abrahão, Ana Lucia ; Souza Ândrea Cardoso de ; ABUD, S. ; Senna, Marcos Antônio Albuquerque de ; CAMUZI, R. C. ; FERNANDES, F. L. F. . Redes de atenção articulando ensino e serviço na saúde: estudo descritivo. Online Brazilian Journal of Nursing, v. 12, p. 686-689, 2013.

Abrahão, Ana Lúcia ; Cordeiro, Benedito Carlos ; Marques, Dalvani ; Daher, Donizete Vago ; Teixeira, Graça Helena Maia do Canto ; Monteiro, Katia Ayres ; Gomes, Lina Nunes ; Senna, Marcos Antônio Albuquerque de ; Gouvêa, Mônica Villela ; Aboud, Sérgio ; Fernandez, Veronica Silva . A pesquisa como dispositivo para o exercício no PET-Saúde UFF/FMS Niterói. Revista Brasileira de Educação Médica (Impresso), v. 35, p. 435-440, 2011.