Rede Unida, 11º Congresso Internacional da Rede Unida


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VIVÊNCIA DE MÃES DE RECÉM-NASCIDO PREMATURO EM CÍRCULO DE CULTURA COMO ESTRATÉGIA DE EDUCAÇÃO EM SAÚDE
Camila Santos do Couto, Milena Colares Tupinambá, Elis Mayre da Costa Silveira Martins, Mirna Albuquerque Frota, Ana Walkyria Lima Mesquita Braga

Resumo


Introdução: Diante dos diversos modos de promover saúde relacionada à criança prematura, a educação em saúde é um método basilar para a produção de cuidado contínuo, gerando no profissional um papel de educador que tem competência fundamental nas orientações e no suporte prestado à mãe, além de estimular a aproximação de mãe e filho. O círculo de cultura compõe uma estratégia de educação libertadora e problematizadora e define-se como um espaço onde todos os participantes têm a palavra, exposições de práticas e vivências que permitem a construção coletiva do conhecimento. Objetivo: Conhecer a vivência de mães de recém-nascido prematuro em círculo de cultura como estratégia de educação em saúde. Método: Estudo de caráter descritivo com abordagem qualitativa, realizado em hospital da cidade de Fortaleza - CE, na unidade neonatal. Os sujeitos do estudo foram mães de recém-nascido prematuro nascido internado na unidade neonatal. A coleta de dados ocorreu por meio da realização de círculos de cultura. A análise temática foi a técnica utilizada para a análise dos dados, resultando dois eixos temáticos: Percepção materna acerca do círculo de cultura e Círculo de cultura promovendo convívio entre as mães. Respeitaram-se os princípios da Resolução 196/96. Aprovado pelo Comitê de Ética do referido hospital. Resultados: Percepção materna acerca do círculo de cultura: Os sujeitos da pesquisa caracterizaram o círculo de cultura como espaço para ouvir e falar de uma forma informal, revelando a importância dos detalhes como a música e a liberdade de esclarecer suas dúvidas. Em atividades de educação em saúde as mães mostram-se propícias a expor dúvidas por perceberem o ambiente favorável às colocações. Círculo de cultura promovendo convívio entre as mães: O apoio social oferecido pelas companheiras que possuem filhos internados na unidade mostrou-se aliado à adaptação da mãe em sua realidade, e a interação entre mães e profissionais mostrou-se outro aliado, contribuindo para que as mães conhecessem mais umas as outras e, consequentemente, se sentissem menos diferentes. Conclusão: De acordo com os resultados obtidos com o estudo, evidenciou-se a influência da educação em saúde no manejo das mães de recém-nascido prematuro, pois essas atividades deixaram-nas a vontade para esclarecerem dúvidas e sentimentos, além de proporcionar interação com outras mães, momento relevante para se perceberem como companheiras e compartilhem as experiências, favorecendo o aprendizado.

Palavras-chave


Educação em Saúde; Relações mãe-filho; Prematuro