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VIVÊNCIA DE MÃES DE RECÉM-NASCIDO PREMATURO EM CÍRCULO DE CULTURA COMO ESTRATÉGIA DE EDUCAÇÃO EM SAÚDE
Resumo
Introdução: Diante dos diversos modos de promover saúde relacionada à criança prematura, a educação em saúde é um método basilar para a produção de cuidado contínuo, gerando no profissional um papel de educador que tem competência fundamental nas orientações e no suporte prestado à mãe, além de estimular a aproximação de mãe e filho. O círculo de cultura compõe uma estratégia de educação libertadora e problematizadora e define-se como um espaço onde todos os participantes têm a palavra, exposições de práticas e vivências que permitem a construção coletiva do conhecimento. Objetivo: Conhecer a vivência de mães de recém-nascido prematuro em círculo de cultura como estratégia de educação em saúde. Método: Estudo de caráter descritivo com abordagem qualitativa, realizado em hospital da cidade de Fortaleza - CE, na unidade neonatal. Os sujeitos do estudo foram mães de recém-nascido prematuro nascido internado na unidade neonatal. A coleta de dados ocorreu por meio da realização de círculos de cultura. A análise temática foi a técnica utilizada para a análise dos dados, resultando dois eixos temáticos: Percepção materna acerca do círculo de cultura e Círculo de cultura promovendo convívio entre as mães. Respeitaram-se os princípios da Resolução 196/96. Aprovado pelo Comitê de Ética do referido hospital. Resultados: Percepção materna acerca do círculo de cultura: Os sujeitos da pesquisa caracterizaram o círculo de cultura como espaço para ouvir e falar de uma forma informal, revelando a importância dos detalhes como a música e a liberdade de esclarecer suas dúvidas. Em atividades de educação em saúde as mães mostram-se propícias a expor dúvidas por perceberem o ambiente favorável às colocações. Círculo de cultura promovendo convívio entre as mães: O apoio social oferecido pelas companheiras que possuem filhos internados na unidade mostrou-se aliado à adaptação da mãe em sua realidade, e a interação entre mães e profissionais mostrou-se outro aliado, contribuindo para que as mães conhecessem mais umas as outras e, consequentemente, se sentissem menos diferentes. Conclusão: De acordo com os resultados obtidos com o estudo, evidenciou-se a influência da educação em saúde no manejo das mães de recém-nascido prematuro, pois essas atividades deixaram-nas a vontade para esclarecerem dúvidas e sentimentos, além de proporcionar interação com outras mães, momento relevante para se perceberem como companheiras e compartilhem as experiências, favorecendo o aprendizado.
Palavras-chave
Educação em Saúde; Relações mãe-filho; Prematuro