Rede Unida, 11º Congresso Internacional da Rede Unida


Tamanho da fonte: 
RESPIRAÇÃO NO AR: PROMOÇÃO DA SAÚDE COM OS USUÁRIOS EM TRATAMENTO DE TUBERCULOSE PULMONAR
Jaldeci Leite Silva, Cristiane Lemos de Oliveira Telles de Menezes

Resumo


O trabalho apresenta a experiência de promoção da saúde com pessoas em tratamento de Tuberculose Pulmonar na Atenção Básica, na área do centro do município do RJ, com foco numa abordagem multidisciplinar. Objetivos: 1.promover socialização do público em questão. 2.realizar educação em saúde abordando temas direta e indiretamente relacionados à doença. 3.promover espaços de escuta e troca de experiências. 4.realizar exercícios respiratórios para melhora da capacidade pulmonar. Descrição da experiência: tem como base a educação em saúde com abordagem dialógica, e multidisciplinar, proporcionando às pessoas em tratamento a vivência e troca de experiência num espaço acolhedor e democrático, fora dos consultórios das UBS, buscando a globalidade de fatores que determinam a saúde. O grupo é formado por usuários com mais de um mês de tratamento medicamentoso em TDO, fisioterapeuta e profissionais das equipes de Saúde da Família. Esse grupo iniciou em janeiro de 2012 e ocorre uma vez ao mês. Buscando sistematizar as atividades e qualificar o cuidado prestado à clientela, foi criado um roteiro para as ações desenvolvidas, composto de três momentos, sendo o primeiro um diálogo inicial sobre um tema relacionado. O segundo é um espaço para a clientela realizar perguntas e/ou trocar experiências. E, por último, são realizados exercícios respiratórios orientados pela Fisioterapeuta. Resultados alcançados: utilizando as bases do vínculo, acolhimento e educação em saúde, é possível trabalhar as dúvidas, as angústias e a socialização dos que estão em tratamento de Tuberculose. Além disso, o desenvolvimento dos exercícios respiratórios é um atrativo que favorece a melhora respiratória gradativa, com a vantagem de poder ser realizado no domicílio. O roteiro favorece a sistematização do trabalho e a visibilidade da assistência que é prestada desde o momento do diagnóstico, pois a troca de experiências e diálogo sobre o enfrentamento da TB é estimulada, assim como a descoberta de problemas não ditos dentro de um consultório. Recomendações: demonstrou-se boa aceitação dos usuários em tratamento. Em relação aos profissionais das equipes, percebeu-se dificuldade na compreensão da importância de dar voz a essa clientela. Essa evidência demonstra que ainda há um olhar fragmentado no cuidado, principalmente em se tratando de Tuberculose, e isso reforça a importância do desenvolvimento de educação permanente com os profissionais.

Palavras-chave


1. Atenção a doenças e agravos específicos; 2. Promoção e vigilância da saúde; 3. Saúde e qualidade de vida; 4. Educação em saúde

Referências


  1. Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Vigilância em Saúde. Departamento de Vigilância Epidemiológica. Manual de recomendações para o controle da tuberculose no Brasil – Brasília: Ministério da Saúde, 2011.
  2. Pôrto, A. Representações sociais da tuberculose: estigma e preconceito. Rev Saúde Pública 2007;41(Supl. 1):43-49.
  3. Brasil. MS. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Política Nacional de Atenção Básica. Brasília, Ministério da Saúde. 2011.
  4. Acioly, S. A prática educativa como expressão do cuidado em saúde. Rev. Bras. Enferm. Brasília, 2008. jan-fev.61 (1). 117-21.