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RELAÇÃO CRIANÇA-IDOSO – DINÂMICAS FACILITADORAS DO SEU FORTALECIMENTO E BENEFÍCIOS MÚTUOS
Resumo
Caracterização do problema: Durante um dos projetos de pesquisa-ação desenvolvido sistematicamente por acadêmicos de medicina do 2º ao 3º semestre, orientados por professora, foi percebida em uma escola (Colégio B.E.I.J.O.), a presença de idosos responsáveis por alunos, e também a necessidade de fortalecer a relação criança-idoso, visando benefícios que pode proporcionar a ambos (ALESSANDRA OLIVEIRA, 2009). Trata-se de atividade curricular visando o conhecimento sobre a gestão na atenção à saúde. Descrição da experiência: organização e realização da comemoração ao Dia Nacional do Idoso com avós de alunos da escola e outros idosos da comunidade, com apoio da escola e do conselho de saúde local. A dinâmica “Guia e cego” - lúdica e facilitadora do entendimento infantil sobre as limitações do idoso e do estreitamento da relação com os avós foi inserida nas atividades do dia. Formadas duplas, um dos alunos, teve os olhos vendados e foi guiado pelo colega em um percurso. O guia conduziu o colega "cego" segurando sua mão. Depois, inverteram-se os papéis e o "cego" foi guiado apenas verbalmente. Indagados sobre sentimentos durante a atividade, as crianças de olhos vendados não apresentaram medo de cair, pois confiavam no guia. Os guias sentiram-se responsáveis pelo colega o que exigiu que fossem cuidadosos. Efeitos alcançados: abordando a relação com os avós e trazendo a vivência lúdica foi compreendido pelas crianças o possível apoio que um pode garantir ao outro seja dos avós em tarefas escolares ou da criança, por exemplo, em lembrar horário certo de remédios dos avós, sendo entendida a relação de confiança e apoio mútuos. Alguns comentaram “eu levo a vovó para caminhar, não quero que ela fique doente”. Comprometeram-se com esse cuidado e com o repasse sobre essas atitudes. Recomendações: A infância é o momento mais adequado para a introdução de conhecimentos e fazer uso de dinâmicas lúdicas mostra-se um excelente método tanto diagnóstico como influenciador de futuras atitudes, pois o efeito da brincadeira facilita o entendimento das crianças, tornando a aprendizagem mais atraente (SCHEILA CARDOZZO, 2007). Valorização da relação criança-idoso deve ser fortalecida como mecanismo de proteção a ambos, gerando sensação de bem-estar e ambiente de aprendizagem mútua, além de promoção da saúde da criança e do idoso.
Palavras-chave
Dinâmicas lúdicas; promoção da saúde; aprendizagem.
Referências
1 - Relação entre avós e seus netos no período da infância. Alessandra Ribeiro Ventura Oliveira; et al – Revista Kairós Gerontologia, São Paulo, 12 (2), novembro 2009: 149-58.
2 - A brincadeira e suas implicações nos processos de aprendizagem e de desenvolvimento. Scheila Tatiana Duarte Cardoso; et al – Estudos e pesquisas em psicologia, UERJ, RJ, v. 7, n. 1, p. 92-104, abr. 2007.