Rede Unida, 11º Congresso Internacional da Rede Unida


Tamanho da fonte: 
CULTURA ORGANIZACIONAL E DESAFIOS NO PROCESSO DE CUIDADO: REFLEXÕES SOBRE AS DIFICULDADES DE MUDANÇAS NO COTIDIANO DE UM HOSPITAL UNIVERSITÁRIO
César Augusto Paro, Evelyn Kowalczyk dos Santos

Resumo


Introdução: A compreensão das características das organizações de saúde trata-se de condição sine qua non para subsidiar o debate sobre os atuais desafios no cotidiano destes serviços e reflexão sobre as possibilidades de melhorias no processo de cuidado. Neste sentido, além de se debruçar sobre o processo de trabalho, componentes organizacionais e dinâmica de funcionamento, especial atenção também deve ser dada às questões relativas a cultura organizacional. Objetivo: Compreender, sob a ótica de um residente em saúde coletiva, as possíveis repercussões que aspectos da cultura organizacional de um hospital universitário podem trazer para o processo de cuidado em saúde da população assistida pela instituição. Metodologia: Trata-se de uma investigação qualitativa de caráter exploratório realizado em um hospital universitário que compõe a rede do sistema público de saúde fluminense. Utilizou-se como ferramenta o diário institucional (HESS, 1988), técnica que consiste na descrição diária dos fatos organizados em torno de uma vivência em uma instituição com objetivo de clarear sua relação com o seu trabalho e com a instituição tomada como alvo da pesquisa. A sua utilização pode desvelar as implicações que se fazem presentes no cotidiano do trabalho e na instituição, expondo contradições existentes entre os projetos anunciados e as práticas institucionais (HESS, 2006). Quando o diarista esteve inserido no campo com as atividades da residência, realizou-se registro inicial dos acontecimentos. Posteriormente, houve a releitura e reescrita dos registros mais relevantes para a análise, realizando-se o resgate da memória e constituição de uma narrativa por meio do distanciamento do vivido e composição de novas abordagens reflexivas. Por fim, compartilhou-se o material com um grupo de sujeitos que também atuavam na instituição, buscando um esforço conjunto para a emergência de uma concepção coletiva sobre a instituição, processo ativo de compreensão. Resultados e Conclusão: Cinco registros do diário continham dados que abordavam questões relativas a cultura organizacional que repercutiam em desafios no processo de cuidado. Os principais elementos influenciadores no cuidado observados na análise foram a resistência às mudanças (traço descrito pela literatura como característico da cultura organizacional de instituições públicas) e a existência de diferenciações entre alguns grupos no interior da instituição (como o grupo a favor e o contra a adesão à contratualização com a EBSERH).

Palavras-chave


Cultura Organizacional; Saúde Coletiva; Residência Multiprofissional; Processo de cuidado

Referências


AZEVEDO, B. M. de S.; CARVALHO, S. R. O diário de campo como ferramenta e dispositivo para o ensino, a gestão e a pesquisa. In: CARVALHO, S. R.; BARROS, M. E. B. de; FERIGATO, S. H. (Org). Conexões: saúde coletiva e políticas da subjetividade. São Paulo: Hucitec, 2009. p. 204-219.

HESS, R. Momento do diário e diário dos momentos. In: HESS, R. Tempos, narrativas e ficções: invenções de si. Tradução: ABRAHÃO, A. L. S.; MOURÃO-COLIN, L. C. Porto Alegre: PUCRS, 2006. p.89-103.

______. Uma técnica de formação e de intervenção: o diário institucional. In: HESS, R.; SAVOYE, A. (Coord). Perspectives de l'analyse institutionnelle. Tradução: SILVA, A. L. A. da; MOURÃO, L. C. Paris: Méridiens Klincksieck, 1998. p.119-138.

PINTO, A. M. S.; NAJAR, A. L. Cultura e instituições de saúde: estudando a participação de traços culturais da sociedade brasileira no processo de trabalho de serviços de atenção básica. Ciência & Saúde Coletiva, Rio de Janeiro, v.16, n.11, p.4375-4984, nov. 2011.

PIRES, J. C. de S.; MACEDO, K. B. Cultura organizacional em organizações públicas no Brasil. Revista de Administração Pública, Rio de Janeiro, v.40, n.1, p.81-105, fev. 2006.

VAITSMAN, J. Cultura de organizações públicas de saúde: notas sobre a construção de um objeto. Cadernos de Saúde Pública, Rio de Janeiro, v.16, n.3, p.847-850, set. 2000.