Rede Unida, 11º Congresso Internacional da Rede Unida


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A POTÊNCIA DO CONSELHO DE CLASSE PARA O MONITORAMENTO DA IMPLANTAÇÃO DO CURSO E INTEGRAÇÃO CURRICULAR NA GRADUAÇÃO
Antonio Jose Costa Cardoso, Dais Gonçalves Rocha, Isabella Sousa Brandão

Resumo


Caracterização do problema A organização didático-pedagógica de um curso de bacharelado constitui um desafio, principalmente, quando se trata de um curso em processo de definição de suas Diretrizes Nacionais, com desenvolvimento no turno noturno. O curso de Gestão em Saúde Coletiva - Noturno da UnB, criado em 2010/1, enfatiza a articulação dos conteúdos em grau crescente de complexidade por meio de estratégias de integração curricular (horizontal e vertical) e de metodologias ativas de aprendizagem, e instituiu, entre outros dispositivos, o Conselho de Classe, objeto desse relato. Descrição da experiência O Conselho de Classe propõe verificar se os objetivos, conteúdos, procedimentos metodológicos, avaliativos e relações estabelecidas segundo o Projeto Político-Pedagógico. Foi organizado por Módulo do curso. Participam um representante da Coordenação do Curso, que coordena a reunião, os professores responsáveis pelas disciplinas do Módulo os representantes discentes eleitos pelos seus pares, colegas do Módulo específico. Os representantes são orientados quanto ao compromisso ético, informações relatadas e feedback. Foram realizadas dezoito reuniões em todos os semestres letivos. As datas de sua realização são aprovadas pelo Colegiado do DSC e com registro em Ata. Efeitos Alcançados A estratégia foi potente, em uma perspectiva incremental, para identificar “problemas” nas disciplinas e favorecer a integração horizontal e vertical do curso. Possibilitou encaminhar “soluções” com contribuição de professores e estudantes. Sinalizou dificuldades relacionadas a estudantes específicos, que receberam acompanhamento mais próximo. Promoveu um encontro entre os docentes das diversas disciplinas de um mesmo módulo e o intercâmbio de estratégias pedagógicas e de avaliação. Favoreceu o encontro com os professores que participam da formação, mas são de outros departamentos. O Conselho de Classe “deu voz” aos estudantes, que expressaram suas percepções e sugestões, promovendo uma participação ativa do graduando. Recomendações Implementar Conselho de Classe requer a preparação prévia, com um levantamento coletivo das demandas e sugestões e sistematizadas pelos representantes para discussão no Conselho. Este deve ser um espaço de discussão, mas também de encaminhamentos para que não perca sua funcionalidade e credibilidade, com a compreensão da dimensão coletiva da Gestão Democrática. Favorece a integração horizontal do curso e indica a agenda de educação permanente dos docentes.

Palavras-chave


Educação Profissional; Integração Curricular; Ensino Superior; Conselho de Classe

Referências


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