Rede Unida, 11º Congresso Internacional da Rede Unida


Tamanho da fonte: 
ATENÇÃO QUALIFICADA E HUMANIZADA A PUÉRPERA EM ALOJAMENTO CONJUNTO E DOMICÍLIO: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
Alda Brito Almeida, Leila Silva Meira, Eliane Fonseca Linhares, Zulmerinda Meira Oliveira, Jarede Souza Silva, Hanna Gabriela Elesbão Cezar Bastos

Resumo


Caracterização do Problema: O conceito de atenção humanizada abarca um conjunto de conhecimentos, aprendizados e atitudes que visam à promoção do parto e do nascimento saudável e a prevenção da morbimortalidade materna e perinatal (Brasil, 2005). A portaria de n° 1016, de 26/08/1993, em que se trata o alojamento Conjunto (AC) trazendo que o recém-nascido (RN) sadio, logo após o nascimento, permanece ao lado da mãe, 24 horas por dia, até a alta hospitalar, estimulou o cuidado da parte profissional, bem como das puérperas (BRASIL, 1993). De acordo com, FONSECA; SCOCHI; MELLO, (2002) este novo modo de cuidado permite uma renovação dos profissionais da saúde no seu contexto de atuação, pois, dentro de um novo e mais amplo conceito de saúde materno-infantil, o ato de cuidar não é exclusivo dos profissionais da saúde, mas inclui a co-participação daquele que é tratado e curado. A puérpera, orientada a se cuidar, a entender o filho, torna-se agente multiplicador da saúde em âmbito individual, familiar, social e ecológico. Descrição da experiência: Foram realizadas atividades de educação em saúde com puérperas na unidade de AC de um Hospital Filantrópico, no Município de Jequié-Ba, por acadêmicos de enfermagem, distribuídos por enfermaria, de acordo a escolha feita pela docente, uma das puérperas foi escolhida para realização dos cuidados individuais, logo após foi realizado anamnese e exame físico geral e especifico. Em seguida, foi utilizado um instrumento intitulado Plano de Orientação á Puérpera, onde trazia temas relevantes relacionados ao cuidado com o RN e com a mãe. Para verificar se houve apreensão das orientações repassadas na unidade de AC foi proporcionado a puérpera, um tempo para que a mesma explanasse suas dúvidas sobre as temáticas abordadas. A partir disto, foi explicado sobre a realização de uma visita domiciliar, para posterior verificação se todas as recomendações estavam sendo seguidas, pois existia uma preocupação em promover a saúde dos binômios mãe e filho no contexto familiar. Efeitos alcançados: As informações obtidas nessa etapa foram de extrema importância, pois possibilitou ver que realmente a puérpera aprendeu o que foi passado na palestra de educação em saúde a cerca dos cuidados para com ela e o RN, verificados nessa fase.  Recomendações: Os resultados dessa intervenção foram bastante positivos, mostrando como é importante a educação em saúde para com as puérperas no alojamento conjunto e no domicílio.

Palavras-chave


Humanização da Assistência; Alojamento Conjunto; Visita Domiciliar.

Referências


  1. 1. BRASIL. Ministério da Saúde. Pré-natal e Puerpério: atenção qualificada e humanizada – manual técnico/Ministério da Saúde. Brasília: MS, 2005. Disponívelem:<http://portal.saude.gov.br/portal/arquivos/pdf/manual_puerperio_2006.pdf>. Acesso em: 01/07/13.
  2. 2. BRASIL, Ministério da saúde. Portaria N° 1016, de 26 de agosto de 1993. Normas Básicas para Alojamento Conjunto. Disponível em: http://portal.anvisa.gov.br/. Acesso em: 01/07/13.
  3. 3. FONSECA, Luciana Mara Monti; SCOCHI, Carmen Gracinda Silvan and  MELLO, Débora Falleiros de. Educação em saúde de puérperas em alojamento conjunto neonatal: aquisição de conhecimento mediado pelo uso de um jogo educativo. Rev. Latino-Am. Enfermagem [online]. 2002, vol.10, n.2, pp. 166-171. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/rlae/v10n2/10510.pdf>.  Acesso em: 01/07/13.