Rede Unida, 11º Congresso Internacional da Rede Unida


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HORTAS MEDICINAIS COMO ESTRATÉGIA DE PROMOÇÃO E INTEGRAÇÃO NA SAÚDE
Alan Guimarães Botelho

Resumo


O Núcleo de Cultura, Ciência e Saúde, da Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil do Rio de Janeiro, desenvolve ações de promoção de saúde pública integral de qualidade por meio do projeto eco-político-pedagógico das Escolas Populares de Saúde (EPS). Trata-se de um estudo descritivo cujo objetivo foi relatar a experiência do projeto de Hortas Medicinais desenvolvido nas EPS: Cora Coralina, Palmares e Manguariba e no Território de Cidadania Fazenda Modelo. Os dados foram coletados do site www.nccsrio.blogspot.com. O cultivo de plantas medicinais foi aliado à Pedagogia da Autonomia freireana e à Emoção do Lidar silveriana. Integram-se nesse projeto profissionais de saúde e educação, sendo totalmente aberta a participação dos moradores. Dois Agentes Culturais de Saúde catalisam as ações. A horta tem seu espaço utilizado como sala de convivência com o intuito de estimular a curiosidade epistemológica intrínseca a todo ser humano. Durante as atividades, discute-se sobre reaproveitamento de inservíveis, reciclagem de orgânicos para utilização em compostagens, uso das plantas na alimentação; faz-se música, poesia, formas de plantio; são planejados passeios culturais que visam conhecer toda a importância da diversidade cultural, ecológica e histórica local com caminhadas e visitas a museus, parques e ruínas históricas. Na EPS Cora Coralina, Escola Pública da comunidade do Mendanha, a implantação do projeto foi publicada no Diário Oficial do Município em outubro de 2009, com a horta implantada e oficinas como produção de mudas, vídeo debate e apresentação teatral. Na Clínica da Família Doutor Hans Jürgen Fernando Dohmann, em Guaratiba, o Núcleo implantou o projeto e promove oficinas variadas. Outro espaço é o Centro Municipal de Saúde Cyro de Mello, em Manguariba. Destaca-se a Horta Especial na Escola Municipal Major Manoel Archer, em Jardim Palmares, destinada a atividades com crianças portadoras de necessidades especiais. Citando Nise da Silveira: “o que cura é a falta de preconceito”. Na Fazenda Modelo ocorrem visitas guiadas e cursos, alguns destes que seriam destinados aos profissionais de saúde, e após articulação, foi mesclado com profissionais e usuários. Portanto, estimula-se a óptica holística, a integração e o desenvolvimento pleno da cidadania e da saúde, como potência máxima de mente e corpo obtida pela experimentação e exercício criativo.