Rede Unida, 11º Congresso Internacional da Rede Unida


Tamanho da fonte: 
OFICINAS EDUCATIVAS COM ADOLESCENTES: RELATO DE EXPERIÊNCIA DE UM PROJETO DE EXTENSÃO
Rosangela Marques dos Santos, Mariacecília Tavares Leite, Maria de Lourdes Barros Avelino, Michele Santos Menezes

Resumo


Caracterização do problema: O texto constitucional de 1988 sobre a política de saúde no Brasil apresenta inovações com a criação dos mecanismos de participação popular (conferências e conselhos de saúde). Desse modo, o quesito participação social passou a ser a tônica nos trabalhos educativos desenvolvidos nos diversos espaços da sociedade no âmbito da saúde. Diante disso, este trabalho apresenta um relato de experiência das oficinas educativas realizadas com alunos da rede pública estadual de ensino localizada nas adjacências do Campus da Universidade Federal de Sergipe (UFS) no município de São Cristóvão/SE e numa escola particular da capital, por meio de um projeto de extensão com o objetivo de ampliar a articulação entre a academia e a sociedade no processo de discussão e reflexão sobre as diversas temáticas referentes à educação popular em saúde.  Descrição da experiência: A proposta foi apresentada para a equipe pedagógica das escolas a qual aprovada partiu-se para a discussão dos conteúdos e da metodologia a ser utilizada com os alunos dos 6º, 8º e 9º anos. Dessa forma, planejou-se a realização de oficinas educativas, quinzenalmente. A ideia era oportunizar o debate sobre temáticas relativas à saúde na qual as duas alunas de graduação do curso de Serviço Social e bolsistas voluntárias do projeto de extensão passavam pela experiência de planejamento (dinâmicas de grupo, exposições dialógicas e atividades lúdico-educativas) e execução de oficinas temáticas, além de desenvolver habilidades em coordenar grupos de pessoas (alunos) ampliando a aprendizagem sobre a dinâmica grupal. A metodologia utilizada nas oficinas utilizou-se de uma abordagem freireana, respeitando-se o conhecimento de cada indivíduo na perspectiva de horizontalidade nas relações estabelecidas. Efeitos alcançados: Difusão do conhecimento científico a respeito da saúde com temas relacionados ao conceito ampliado de saúde, educação popular, alimentação natural e hábitos saudáveis, sexualidade e doenças sexualmente transmissíveis, propiciaram uma abertura para o diálogo e troca de experiências e conhecimentos entre os participantes da equipe e o público-alvo.  Recomendações: Este relato de experiência poderá contribuir com uma reflexão sobre a temática da educação popular em saúde ao favorecer um novo prisma sobre essas ações como ferramentas para o processo de formação profissional.  .

Palavras-chave


Educação Popular; Saúde; Adolescentes

Referências


GOHN, M. da G. Movimentos Sociais e Educação. São Paulo: Cortez, 1992 (Coleção Questões da Nossa Época, v. 5).

SANTOS, R. M. dos. Saúde, participação e controle social: lutas e ações estratégicas do Mops/SE pela efetivação dos direitos sociais de saúde em Aracaju/SE (1989-2008). Tese de Doutorado. São Paulo: Pós-Graduação em Serviço Social – PUC/SP, 2009.

SOARES, L. T. Os custos sociais do ajuste neoliberal na América Latina. São Paulo: Cortez, 2000 (Coleção Questões da Nossa Época, v. 78).

TAVARES, M. C. A inserção do assistente social no Programa Saúde da Família em Aracaju: os tempos de um movimento. Tese de Doutorado. São Paulo: Pós-Graduação em Serviço Social-PUC/SP, 2009.

VIEIRA, E. A. Os direitos e a política social. São Paulo: Cortez, 2004.