Rede Unida, 11º Congresso Internacional da Rede Unida


Tamanho da fonte: 
ATIVIDADES EXTENSIONISTAS DE PROMOÇÃO DA SAÚDE E MOBILIZAÇÃO SOCIAL EM UMA COMUNIDADE QUILOMBOLA, NA BAHIA-BRASIL: ANÁLISE DE SUA RELEVÂNCIA PARA A FORMAÇÃO DE UM ESTUDANTE DE MEDICINA
David Ramos da Silva Rios, Maria Constantina Caputo, Sarah Mabell Ramos da Silva Rios

Resumo


O setor saúde, e mais especificamente o Sistema Único de Saúde (SUS), tem demandando, nos últimos anos, a formação de profissionais com uma visão integral do sujeito, capazes de perpassarem todas as linhas de cuidado e atenção. Logo, se faz necessário uma formação universitária que seja capaz de inserir os futuros profissionais em situações do cotidiano, para que estes possam vivenciar, de fato, as necessidades dos diversos sujeitos, nas mais variadas comunidades. O presente trabalho objetiva, portanto, relatar as vivências de um acadêmico de medicina, da Universidade Federal da Bahia (UFBA), nas ações desenvolvidas pelo programa “Promoção da Saúde em uma área remanescente de quilombo: produção artística, educação popular e planejamento intersetorial em saúde, em Maragojipe – BA”, financiado pela Secretária de Educação Superior, do Ministério da Educação (Sesu/MEC), e que realizou atividades de Promoção da Saúde, com enfoque na Promoção da Igualdade Racial e na Qualidade de Vida, numa comunidade quilombola, localizada no interior do Estado da Bahia, no Brasil. As atividades desenvolvidas na comunidade Quilombola de Salamina do Putumujú, em Maragojipe-Bahia, envolveram técnicos da Secretária de Saúde do Estado da Bahia (SESAB) e docentes e discentes de diversos cursos de graduação da UFBA (Odontologia, Farmácia, Medicina, Nutrição, Enfermagem, Serviço Social, Arquitetura, Pedagogia, História, Psicologia e Bacharelado Interdisciplinar em Saúde). A metodologia de trabalho, baseada na pesquisa-ação, permitiu a articulação da interdisciplinaridade com a intersetorialidade no desenvolvimento de atividades estratégicas, voltadas para a superação dos problemas identificados na comunidade, e na busca pela mobilização social, dos habitantes, em torno da consolidação dos seus direitos. O envolvimento de distintos indivíduos no desenvolvimento das ações ( como oficinas, rodas de conversas, atividades artísticas, dentre outras) favoreceu a troca de saberes entre os diferentes participantes e garantiu a realização de atividades dialógicas, baseadas na realidade local, aspectos fundamentais para a formação de qualquer profissional da saúde.  Ações desse tipo podem, portanto, possibilitar uma formação crítico reflexiva, nos estudantes participantes, ampliando os cenários do processo ensino-aprendizagem e favorecendo o desenvolvimento de uma formação mais integral e humana.

Palavras-chave


Promoção da Saúde; Educação Médica; Direito à Saúde; Relações Comunidade-Instituição;

Referências


BATISTELA, Carlos. Abordagens contemporâneas do conceitode saúde. In: FONSECA, Angélica Ferreira; CORBO, AnamariaD’Andrea (orgs). O território e o processo saúde-doença. Rio deJaneiro: FIOCRUZ, Escola Politécnica de Saúde JoaquimVenâncio, 2007. p. 51-86.

BRASIL. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais. Universidade e compromisso social. Brasília:Instituto de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira,2006. 244 p. (Coleção Educacional Superior em Debate. v.4)

BRASIL. A saúde da população negra e o SUS: ações afirmativas para avançar na equidade / Ministério da Saúde, Secretaria-Executiva, Subsecretaria de Planejamento e Orçamento. – Brasília: Editora do Ministério da Saúde (Série B. Textos Básicos em Saúde), 60 p, 2005.

COELHO, France Maria Gontijo et al. Educação para aPromoção da Saúde infantil: relato de experiência em um assentamento de reforma agrária, Vale do Rio Doce-MG.Ciência & Saúde Coletiva, Rio de Janeiro: ABRASCO., v. 10,n.03, p. 739-747, 2005.

CYRINO, Eliana Goldfarb; TORALLES-PEREIRA, Maria Lúcia.Trabalhando com estratégias de ensino-aprendizado pordescoberta na área da saúde: a problematização e aaprendizagem baseada em problemas. Cadernos de SaúdePública, Rio de Janeiro, v. 20, n. 3, p 780-788, 2004.

FREIRE, Paulo. Extensão ou comunicação? 15ª ed. Rio deJaneiro: Paz e Terra, 2011. 136 p.

GUIMARÃES, A. S. A. Classes, Raças e Democracia. São Paulo: Editora 34, 2002.

TRIP, David. Pesquisa-ação: uma introdução metodológica.Trad. OLIVEIRA, Lólio Lourenço. Educação e Pesquisa. SãoPaulo, v. 31, n.3, p. 443-466, 2005.

VASCONCELOS, EYMARD MOURÃO. Educação popular: de uma prática alternativa a uma estratégia de gestão participativadas políticas de saúde. Physis: Revista de Saúde Coletiva, Riode Janeiro, v. 14, n. 1, p. 67-83, 2004