Rede Unida, 11º Congresso Internacional da Rede Unida


Tamanho da fonte: 
AVALIAÇÃO DOCENTE PELO DISCENTE DE ENFERMAGEM: A PRÁTICA NOS CURSOS DE GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM
Eleine Maestri, Julia Valéria de Oliveira Vargas Bittencourt, Claúdio Claudino da Silva Filho, Jussara Gue Martini, Vânia Marli Schubert Backes, Gabriela de Nardi Souza

Resumo


Introdução: A prática sistematizada da avaliação do docente pelo discente é recente, sendo que, sua organização e consolidação tem sido responsabilidade do Ministério da Educação que criou e elencou órgãos e departamentos que regulam todo o processo de avaliação de uma Instituição de Ensino Superior. Objetivo: Evidenciar os métodos utilizados pelos cursos de enfermagem para a avaliação docente pelo discente. Métodos: investigação bibliográfica sobre a avaliação docente pelos discentes nos cursos de graduação em enfermagem. Resultados: Os estudos da enfermagem que discorrem sobre os processos de avaliação como um todo, são consideráveis, porém quanto a especificidade a qual estamos nos reportando existe certamente uma lacuna. O interessante, quanto a este aspecto, é que, no que tange ao processo de formação da enfermagem, em especial ao momento em que o acadêmico começa suas atividades em campo de prática, se estabelece, a partir deste, um “continuum” avaliativo, de modo que, o acadêmico consiga perceber como está se desenvolvendo o ensino aprendizagem para sua profissionalização. Neste cenário encontra-se expresso a necessidade de avaliação que o discente faz da atuação do docente enquanto facilitador das práticas pedagógicas neste campo de atuação. Logo, poderíamos inferir que na execução deste processo os docentes da enfermagem principalmente os da prática, possuem alguma propriedade na elaboração do mesmo, desde sua implementação, visualizada por meio de instrumentos de avaliação, até a fase em que o docente, na utilização dos resultados, se permite repensar, quanto aos métodos de ensino que são aplicados. Com isso, seria oportuno, mediante a dinâmica de estratégias pensadas na atualidade que enfatizam este nicho de avaliação, que as experiências estabelecidas nos cursos de enfermagem, pudessem ser divulgadas, auxiliando, nas respectivas instituições de ensino, as comissões responsáveis pelo disparo e manutenção das práticas avaliativas das instituições. Conclusão: As práticas avaliativas dos docentes pelos discentes possuem um caráter, ainda, na atualidade, muito incipiente. Seria relevante a participação efetiva de discentes para o processo de construção e reconstrução dos cursos. O discente possui papel importante neste contexto, oportunizando também ao docente perceber suas condutas e ações e a partir destas concepções, poderem transformar a sua prática.

Palavras-chave


Avaliação Docente; Enfermagem; Discentes