Rede Unida, 11º Congresso Internacional da Rede Unida


Tamanho da fonte: 
PROGRAMA DE EDUCAÇÃO PELO TRABALHO: RELATO DE EXPERIÊNCIA DE ACADÊMICAS DE SERVIÇO SOCIAL
Rosilea Clara Werner, Juliana Marques Ribeiro, Camila Gomes de Barros, Ludriele Araujo Alves

Resumo


Caracterização do problema: O relato se propõe a expor as atividades desenvolvidas no Programa de Educação pelo Trabalho - PET Saúde Vigilância e Redes por acadêmicas do curso de Serviço Social da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) Compreende-se que o Serviço Social visa a promoção da saúde, e em conjunto com as outras profissões e especialidades forma uma rede forte e qualificada. É sobre essa integralidade, que se realiza o trabalho junto à comunidade. No processo de reflexão e articulação com as políticas públicas, na problematização das diferentes realidades. Descrição da experiência: O processo iniciou com a seleção dos acadêmicos e inserção em grupos de trabalho, nas unidades de saúde. Cada grupo é acompanhado por um preceptor e por tutor. Os grupos realizam atividades semanais, para conhecer a realidade, por meio de mapeamento da área de abrangência, visitas domiciliares, acompanhamento dos usuários, além de atividades de estudo, com leituras, discussão de vídeos e estudo de caso. Foi necessário formação para uso de tecnologias de informação, e de programas de tabulação de dados. No Pet Vigilância, após analisar todos os fatores que envolvem a saúde do paciente, foram realizados estudos sobre os indicadores relacionados aos fatores de riscos das doenças crônicas como: sedentarismo, tabagismo, obesidade, classificação etiológica e anatômica, classificação segundo a quantidade de gordura, pressão arterial, falta de informações, entre outros. A partir dos resultados coletados serão feitos projetos de intervenção junto a comunidade alvo, com foco na promoção e prevenção as doenças crônicas, visando diminuir os fatores de riscos para quem já possui a doença e evitar que elas se desenvolvam naqueles que possuem pré-disposição. No PET- Rede os acadêmicos foram subdivididos na atenção primária e na atenção secundária, sempre trabalhando em redes. O desafio é acompanhar o processo desde a suspeita da gravidez até o parto, e posteriormente observando o recém nascido. O PET- Redes consiste na organização da atenção materno-infantil do município. Efeitos alcançados e recomendações: Após integrar ao PET compreendeu-se a estrutura do SUS, que é um exemplo de democracia, possibilitou a proximidade com a realidade local e experiências que agregaram conhecimento científico, teórico e prático, proporcionou o primeiro contato com uma equipe multidisciplinar, apresentando o papel das outras formações acadêmicas, em prol de um único objetivo, a defesa da vida e a atenção à saúde.

Palavras-chave


Programa de Educação pelo Trabalho; serviço Social; vivência