Rede Unida, 11º Congresso Internacional da Rede Unida


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ACESSO E ACOLHIMENTO- DIREITO E NECESSIDADE: RELATO DE EXPERIÊNCIA
Heluana Cavalcante Rodrigues, Paulo Henrique Alexandre Paula, Vicente Lopes Monte, Maria Socorro Araújo Dias, Paulo Roberto Santos

Resumo


O acolhimento na Estratégia de Saúde da Família tem se tornado o foco quando se fala em melhoria da qualidade do atendimento ao usuário, pois este vem sendo colocado no centro dos problemas no atendimento do SUS. Questiona-se a falta do acolhimento ou o mau acolhimento dentro dos serviços, buscando construir um acolhimento mais humanizado e resolutivo. Percebe-se que com o passar dos tempos, as experiências de acolhimento são intensamente gratificantes, principalmente quando a família manifesta confiança no enfermeiro e nos demais membros da equipe de saúde. O profissional torna-se, com a relação de confiança e com o acolhimento, a referência para o apoio destes usuários. A experiência ocorreu em um Centro de Saúde da Família do município de Sobral, no mês de novembro de 2013, através de três encontros, com duração média de três horas, onde os pesquisadores conheceram a estrutura física e fluxograma da unidade e identificaram o acolhimento como algo a ser avaliado, já que o mesmo havia sido implementado recentemente. Para isso, os pesquisadores ficaram posicionados na recepção da unidade, observando o acolhimento que estava acontecendo junto aos usuários que, após ter suas necessidades atendidas, eram convidados a participar de uma entrevista semi-estruturada oriunda de uma adaptação do instrumento de avaliação externa do Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica (PMAQ). Em relação ao acesso a unidade de saúde, foi colocada como de fácil acesso, apesar do bairro possuir muitos altos. Destacaram ainda a importância da unidade passar a funcionar no terceiro turno e aos sábados. O acolhimento anteriormente era executado por uma técnica de enfermagem que direcionava o usuário para o enfermeiro de sua equipe, apresentando algumas deficiências como a não aferição dos sinais vitais, a escuta inadequada da demanda, a sobrecarga do enfermeiro, o usuário se sentia perdido quando precisa de uma informação, o que gerando muita insatisfação. Recentemente foi implantado um novo acolhimento, que consiste em uma escala de enfermeiro diário, uma sala específica, o profissional identificado e somente com a função de realizar o acolhimento. Os usuários e os profissionais relatam estarem mais satisfeitos. Que nesse momento suas demandas são resolvidas ou encaminhadas. Os enfermeiros conseguem realizar a programação pactuada com a equipe e com a comunidade. Espera-se que os usuários venham sempre a ser acolhidos de forma carinhosa e cuidadosa.

Palavras-chave


Acesso; Acolhimento; Estratégia Saúde da Família