Rede Unida, 11º Congresso Internacional da Rede Unida


Tamanho da fonte: 
O COMPORTAMENTO DAS MULHERES DURANTE A COLETA DO EXAME CITOPATOLÓGICO DE PAPANICOLAU DIANTE DA PRESENÇA MASCULINA
Bruno Araújo da Silva Dantas, Paula Fernanda Brandão Batista dos Santos, Marjorie Dantas Medeiros Melo, Lays Pinheiro de Medeiros, Gabriela de Sousa Martins Melo, Gilson de Vasconcelos Torres

Resumo


Caracterização do problema: O exame citopatológico de Papanicolau caracteriza-se por ser uma maneira simples, porém invasiva, de detectar alterações na cérvice uterina. É realizado através da coleta de esfregaços presentes no epitélio cervical por via vaginal. Apesar das vantagens inerentes ao exame, as mulheres, normalmente, apresentam uma baixa adesão ao acompanhamento, que alguns autores atribuem a: falta de acessibilidade ao serviço, exposição íntima, desconforto emocional e falta de informação sobre o câncer ginecológico. Diante disso, este trabalho objetiva relatar a vivência de um graduando de enfermagem, do sexo masculino, no campo prático da realização do exame de Papanicolau, verificando a reação das mulheres diante de um acadêmico, homem, na realização deste exame. Descrição da experiência: Atividade prática da disciplina Atenção Integral à Saúde III, da graduação em enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. A atividade foi realizada na Estratégia Saúde da Família, no bairro de Felipe Camarão em de Natal-RN, no período de Outubro a Novembro de 2013. Na ocasião, o aluno realizou os exames mediante a presença, autorização e participação do enfermeiro do serviço, bem como o consentimento das usuárias. Efeitos alcançados: Com a presença masculina na sala de coleta, as usuárias, em sua maioria, demonstraram aversão e negação quando questionadas sobre a opção de um homem realizar a coleta, demonstrando incômodo antes mesmo de serem perguntadas sobre tal consentimento. Afirmaram ter vergonha, preferindo um profissional do sexo feminino para a realização da coleta. Porém, as que consentiram a realização do procedimento por um acadêmico do sexo masculino em sua maioria relataram, no momento da consulta, compreender a importância do procedimento e da contribuição para a formação acadêmica. Recomendações: A presença do estudante do sexo masculino na realização dos procedimentos de coleta de exame de Papanicolau na unidade de saúde ainda é percebido pelas mulheres como fator que provoca incômodo e vergonha, o que pode contribuir para diminuir da procura pelo serviço. Por outro lado, a não realização dos procedimentos pelos acadêmicos de enfermagem implicam em déficit na formação profissional. Tais situações expõem a necessidade de um trabalho permanente de sensibilização e de maior vinculação da universidade junto à comunidade no intuito de favorecer maior vínculo e segurança para as usuárias.

Palavras-chave


Promoção da Saúde; Atenção primária à Saúde; Prevenção Primária.

Referências


1- FERNANDES, J. V., RODRIGUES, S. H. L., COSTA, Y. G. A. S., et al. Conhecimentos, atitudes e prática do exame de Papanicolau por mulheres, Nordeste do Brasil, Revista de Saúde Pública, Natal (RN), v. 43, n. 5, pág. 851 a 858, 2009.