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EXPLORANDO OS SENTIDOS E SENSAÇÕES NO PROCESSO DE ENSINO/APRENDIZAGEM: RELATO DE EXPERIÊNCIA DO CURSO DE ENFERMAGEM DA UNOCHAPECÓ
Resumo
Caracterização do problema: A coerência do processo de ensino/aprendizagem deve estar fundamentada na existência de espaços para a reflexão, avaliação e a formulação de novas práticas de ensino. Nesse contexto, é fundamental o uso das metodologias ativas, as quais possibilitam ao estudante o protagonismo, fundamentado na construção do conhecimento por meio da ação-reflexão-ação. Descrição da experiência: A atividade proposta integra conteúdos que são abordados nos núcleos: Ciclo da Vida no Contexto Social e Profissional e Ciclo da Vida no Contexto Biológico II do curso de Enfermagem da Universidade Comunitária da Região de Chapecó/SC. Essa atividade possibilita que os acadêmicos do segundo período reflitam sobre os conteúdos abordados durante o semestre a partir da vivência de experiências olfativas, táteis, visuais e auditivas, possibilitando a integração afetiva do grupo, trocas interpessoais, interação dos aspectos fisiológicos e psicológicos, além do exercício do diálogo e de percepções que facilitam a discussão e reflexão em grupo. Ao final da atividade é realizada uma roda de conversa onde os estudantes refletem sobre a experiência vivenciada de forma integrada com os conteúdos abordados no semestre. Efeitos Alcançados: Esta atividade permite a efetiva integração dos conteúdos abordados nos dois núcleos que compõem a segunda fase do curso de enfermagem e facilita a compreensão do processo de ensino/aprendizagem nas demais fases. Além disso, fornece subsídios para que o estudante possa compreender os diversos processos biológicos que envolvem o ser humano no ciclo da vida, reconhecendo o indivíduo como alvo do cuidado integral do profissional de enfermagem, bem como, permite que aos mesmos compreender e diferenciar os aspectos fisiológicos (sensações e reações) e psicológicos (sentimentos, pensamentos e comportamentos), a partir de suas percepções e vivências sociais e culturais. Recomendações: A vivência integrativa deve ser realizada em diferentes fases do curso, envolvendo as temáticas abordadas no semestre e sua relação com as experiências vivenciadas pelo estudante ao longo da sua vida e advindas da sua inserção nos espaços de intervenção. Cabe ressaltar a importância da participação de docentes de diferentes áreas do conhecimento para a efetiva integração dos conteúdos.
Palavras-chave
Metodologias ativas; vivências integrativas; interdisciplinaridade