Rede Unida, 11º Congresso Internacional da Rede Unida


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EXPLORANDO OS SENTIDOS E SENSAÇÕES NO PROCESSO DE ENSINO/APRENDIZAGEM: RELATO DE EXPERIÊNCIA DO CURSO DE ENFERMAGEM DA UNOCHAPECÓ
Vanessa da Silva Corralo, Clodoaldo Antônio de Sá, Deborah Cristina Amorim, Maira Tellechea da Silva, Scheila Marcon, Teresinha Boufleuer

Resumo


Caracterização do problema: A coerência do processo de ensino/aprendizagem deve estar fundamentada na existência de espaços para a reflexão, avaliação e a formulação de novas práticas de ensino. Nesse contexto, é fundamental o uso das metodologias ativas, as quais possibilitam ao estudante o protagonismo, fundamentado na construção do conhecimento por meio da ação-reflexão-ação. Descrição da experiência: A atividade proposta integra conteúdos que são abordados nos núcleos: Ciclo da Vida no Contexto Social e Profissional e Ciclo da Vida no Contexto Biológico II do curso de Enfermagem da Universidade Comunitária da Região de Chapecó/SC. Essa atividade possibilita que os acadêmicos do segundo período reflitam sobre os conteúdos abordados durante o semestre a partir da vivência de experiências olfativas, táteis, visuais e auditivas, possibilitando a integração afetiva do grupo, trocas interpessoais, interação dos aspectos fisiológicos e psicológicos, além do exercício do diálogo e de percepções que facilitam a discussão e reflexão em grupo. Ao final da atividade é realizada uma roda de conversa onde os estudantes refletem sobre a experiência vivenciada de forma integrada com os conteúdos abordados no semestre. Efeitos Alcançados: Esta atividade permite a efetiva integração dos conteúdos abordados nos dois núcleos que compõem a segunda fase do curso de enfermagem e facilita a compreensão do processo de ensino/aprendizagem nas demais fases. Além disso, fornece subsídios para que o estudante possa compreender os diversos processos biológicos que envolvem o ser humano no ciclo da vida, reconhecendo o indivíduo como alvo do cuidado integral do profissional de enfermagem, bem como, permite que aos mesmos compreender e diferenciar os aspectos fisiológicos (sensações e reações) e psicológicos (sentimentos, pensamentos e comportamentos), a partir de suas percepções e vivências sociais e culturais. Recomendações: A vivência integrativa deve ser realizada em diferentes fases do curso, envolvendo as temáticas abordadas no semestre e sua relação com as experiências vivenciadas pelo estudante ao longo da sua vida e advindas da sua inserção nos espaços de intervenção. Cabe ressaltar a importância da participação de docentes de diferentes áreas do conhecimento para a efetiva integração dos conteúdos.

Palavras-chave


Metodologias ativas; vivências integrativas; interdisciplinaridade