Rede Unida, 11º Congresso Internacional da Rede Unida


Tamanho da fonte: 
A TRAJETÓRIA INSTITUCIONAL PARA GESTÃO POR EXCELÊNCIA: O CASO DO HEMORIO
Flavio Henrique dos Santos, Leandro Luiz dos Santos, Adriana Amadeu Garcia Torres, Carlos Lamare Bastian Pinto

Resumo


Introdução: Nos últimos cem anos de caminhada da humanidade, colhemos muitos frutos dos avanços das revoluções tecnológicas, e ao longo do tempo nos vimos diante de limites cuja solução é o planejamento de nossas próximas ações. Cidadãos e organizações vêm construindo novos modelos de vida para garantir o futuro das próximas gerações, mas para que essas mudanças se manifestem concretamente, deverão com muito esforço sair da zona de conforto conquistada pelos avanços científicos e teológicos. A proposta desta mudança é a ampliação consciente de uma participação social mais ativa da sociedade, e a retomada de valores básicos para o desenvolvimento das pessoas, organizações e a sociedade. Objetivos: É objetivo geral deste trabalho compreender como o Hemorio alcançou a excelência na gestão pública Estadual. Sendo objetivos específicos desta proposta: Fazer um levantamento bibliográfico acerca do tema aprendizagem organizacional; Explicar no que consiste a excelência na gestão pública; Identificar quais as leis e benefícios vinculados a excelência na gestão pública que favoreceram ao Hemorio; Descrever quais os processos e ações são desenvolvidas pelo Hemorio que efetivamente contribuem para o alcance da excelência na gestão públicaEstadual. Método: Para a construção deste estudo, foram realizadas pesquisas bibliográficas por intermédio de método descritivo, e desenvolvido com base em matérias publicadas em livros, revistas, internet, e matérias de acesso público. Segundo Minayo (2004, p. 57), Schutz organiza alguns conceitos sobre a compreensão empírica da realidade, ele nos diz que o ser humano esta estabelecido biograficamente no mundo onde deve agir em toda sua existência, e mostra consideração especial na “experiência biográfica de conhecimento”, que consiste nas experiências consolidadas das situações vividas. O acumulo de conhecimento experimentado pelo homem em sua história social, funciona como ponto de referência, no qual, explica o seu mundo e modera suas ações. Conclusão. O modelo de Excelência para Gestão Pública vem nortear as práticas adotadas pelas organizações no alcance das melhorias dos produtos e serviços ofertados, visando o fortalecimento de uma alternativa democrática, capaz de estimular a inovação, o esforço transformador dos atores sociais envolvidos na produção e promoção da saúde. Incorpora também os benefícios do desenvolvimento tecnológico e científico".

Palavras-chave


GESPÚBLICA, Aprendizagem Organizacional, Hemorio, Programa Nacional de Gestão Pública.

Referências


ARAÚJO, Luiz César G. de, Gestão de pessoas: edição compacta, Luiz César G. de Araújo, Adriana Amadeu Garcia, São Paulo, Atlas, 2010.

AZEVEDO, Antonio Carlos de, Avaliação de desempenho de serviços de saúde. São Paulo: Ver. Saúde Públ., 1991.

CAMPOS, Gastão Wagner de Souza. A saúde pública e a defesa da vida. 3. ed. São Paulo: Editora Hucitec, 2006.

CBA. Padrões de Acreditação da Joint Commission International para Cuidados Ambulatoriais, Ed. Consórcio Brasileiro de Acreditação de Sistemas e Serviços de Saúde. Rio de Janeiro: CBA, 2010.

COURA, Betovem; PINTO, Alfredo Augusto Gonçalves; SALGADO, Fernando Faria; DANTAS, Mauro Barros. Gestão de custos em saúde. Rio de Janeiro: FGV, 2009.

FERNANDES, Marcos Antônio Oliveira. Constituição da República Federativa do Brasil. 17. e.d. São Paulo: Rideel, 2011.

FIOCRUZ, Gestão de Saúde: curso de aperfeiçoamento para dirigentes municipais de saúde: programa de educação a distância. Rio de Janeiro. Fiocruz. Brasília: UnB, 1998.

FNQ. Cadernos Rumo à Excelência: Introdução ao Modelo de Excelência da Gestão (MEG) / Fundação Nacional da Qualidade. Série Cadernos Rumo à Excelência. São Paulo: Fundação Nacional da Qualidade, 2008.

HEMORIO, Revista HEMORIO: Edição comemorativa, Rio de Janeiro, 2010.

MARANHÃO, Mauriti; MACIEIRA, Maria Elisa Bastos. O processo nosso de cada dia: modelagem de processos de trabalho. Rio de Janeiro: Qualitymark, 2004.

MARSHALL JUNIOR, Isnard; CIERCO, Agliberto Alves; ROCHA, Alexandre Varanda; MOTA, Edmarson Bacelar. Gestão da qualidade. 3. ed. rev. e atual. Rio de Janeiro: FGV, 2004.

MARTELOTTE, Marcela Cohen, Programa Brasileiro de Acreditação Hospitalar: Sua Influência no Credenciamento de Hospitais em Operadoras de Planos de Saúde. Rio de Janeiro: Fundação Getúlio Vargas, 2003.

MINAYO, Maria Cecília de Souza, O desafio do conhecimento: pesquisa qualitativa em saúde, Maria Cecília de Souza Minayo, 8ª ed., São Paulo, Hucitec, 2004.

Programa Nacional de Gestão Pública e Desburocratização – GesPública; Prêmio Nacional da Gestão Pública – PQGF; Instruções para Avaliação da Gestão Pública – 2010; Brasília; MP, SEGES, 2009. Versão 1/2010, p. 9-35).

ROCHA-PINTO, Sandra Regina da, Dimensões funcionais de gestão de pessoas, Sandra Regina da Rocha-Pinto, Cláudio de Souza Pereira, Maria Teresa Correia Coutinho, Sílvio Luiz Johann, 9ª e.d. revisão ampliada, Rio de Janeiro, Editora FGV, 2007, p. 93, 94, 95, 96.

SABROZA, Paulo Chagastelles. Módulo 2 - Condições de vida, doença, e saúde no Brasil na conjuntura atual, o processo de saúde e doença. Rio de Janeiro: Fiocruz, 2001.

SANTOS, Nelson Rodrigues dos; AMARANTE, Paulo Duarte de Carvalho. (org.) Gestão Pública e Relação Público Privado na Saúde. Rio de Janeiro: Cebes, 2010.

SCHOMMER, Paula Chies. Gestão pública no Brasil: Notícias do teatro de operações. Pensata, recebida em 14.06.2002. Aprovada em 27.05.2003.

SENGE, Peter M. A quinta disciplina: arte e prática da organização que aprende. 20. ed. Rio de Janeiro: Best Seller, 2005.