Rede Unida, 11º Congresso Internacional da Rede Unida


Tamanho da fonte: 
AVALIAÇÃO DAS ATIVIDADES E CONHECIMENTOS DOS AGENTES COMUNITÁRIOS DE SAÚDE DO MUNICÍPIO DE LAGARTO-SE, QUANTO A PROMOÇÃO DO USO CORRETO DE MEDICAMENTOS
Viviane Santos Santana, Paulo Muniz Lessa Júnior, Lins Alberto Cunha Oliveira, Thais Maria Ribeiro Silva, Ricardo Goes de Aguiar, Neidimila Aparecida Silveira, Giselle Carvalho Brito, Adriana Andrade Carvalho

Resumo


A organização Mundial de Saúde propõe que para ocorrer o uso racional de medicamentos os pacientes precisam receber o medicamento adequado ás suas necessidades clínicas, nas doses correspondentes, durante um período de tempo adequado e ao menor custo possível para eles e a comunidade1. Nesse contexto, o Programa Agentes Comunitários de Saúde (PACS) tem uma enorme contribuição para promoção do uso racional de medicamentos2. Deste modo, o presente estudo teve como objetivo analisar as atividades e os conhecimentos dos Agentes Comunitários de Saúde (ACS) atuantes no município de Lagarto (SE) referentes à orientação da comunidade sobre o uso racional de medicamentos, bem como calibrar a aplicação dos instrumentos para posterior coleta de dados com toda população de ACS do município de Lagarto3. Trata-se de um estudo piloto exploratório, transversal e descritivo realizado nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) no município de Lagarto-SE. Para coleta dos resultados, foi utilizado um instrumento validado contendo 32 questões de múltiplas escolhas. A amostra foi composta por 15 ACS distribuídos em 04 UBS. As entrevistas foram realizadas no período de maio a julho de 2013 e aprovada no Comité de Ética de Pesquisa Envolvendo Seres Humanos (CAE: 09070112.4.0000.5546). A análise de dados foi realizada no programa EpiInfo v.7.0. Quanto à identificação de erros no uso de medicamentos, foi relatado por oito (53%) ACS que sempre ou quase sempre o detectavam. Apesar de 10 (67%) ACS assumirem que quase sempre sabem responder perguntas sobre medicamentos, 13 (87%) afirmam não ter conhecimentos suficientes, 14 (93%) ACS reconhecem a necessidade de uma capacitação a cerca do assunto e 14 (93%) ACS consideram muito importante a ação de orientar as famílias a respeito dos medicamentos. Ademais, sete (47%) ACS relataram que na última semana de trabalho temas relacionados á medicamentos foram abordados de oito á dez vezes. Diante dos resultados, foi observada a necessidade de capacitações sobre medicamentos aos ACS como forma de torná-los agentes condutores do processo de promoção do uso racional de medicamentos na Atenção Básica de Saúde.

Palavras-chave


uso racional de medicamentos, agentes comunitários de saúde, atenção primária à saúde.

Referências


1. AQUINO, Daniela Silva de. Por que o uso racional de medicamentos deve ser uma prioridade?.Ciênc. saúde coletiva, Rio de Janeiro , v. 13,supl. Apr. 2008 .

2. VILELA, Rodolfo Andrade de Gouveia; SILVA, Reginalice Cera da; JACKSON FILHO, José Marçal. Poder de agir e sofrimento: estudo de caso sobre Agentes Comunitários de Saúde. Rev. bras. saúde ocup., São Paulo , v. 35,n. 122,Dec. 2010 .

3. MARQUES, T. C. As atividades dos agentes comunitários de saúde e a promoção do uso correto de medicamentos em unidades do distrito de saúde oeste de Ribeirão Preto-SP. 2008. 105f. Dissertação (Mestrado)- Escola de enfermagem de Ribeirão Preto, Universidade de São Paulo, Ribeirão Preto, 2008.