Tamanho da fonte:
AVALIAÇÃO DAS ATIVIDADES E CONHECIMENTOS DOS AGENTES COMUNITÁRIOS DE SAÚDE DO MUNICÍPIO DE LAGARTO-SE, QUANTO A PROMOÇÃO DO USO CORRETO DE MEDICAMENTOS
Resumo
A organização Mundial de Saúde propõe que para ocorrer o uso racional de medicamentos os pacientes precisam receber o medicamento adequado ás suas necessidades clínicas, nas doses correspondentes, durante um período de tempo adequado e ao menor custo possível para eles e a comunidade1. Nesse contexto, o Programa Agentes Comunitários de Saúde (PACS) tem uma enorme contribuição para promoção do uso racional de medicamentos2. Deste modo, o presente estudo teve como objetivo analisar as atividades e os conhecimentos dos Agentes Comunitários de Saúde (ACS) atuantes no município de Lagarto (SE) referentes à orientação da comunidade sobre o uso racional de medicamentos, bem como calibrar a aplicação dos instrumentos para posterior coleta de dados com toda população de ACS do município de Lagarto3. Trata-se de um estudo piloto exploratório, transversal e descritivo realizado nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) no município de Lagarto-SE. Para coleta dos resultados, foi utilizado um instrumento validado contendo 32 questões de múltiplas escolhas. A amostra foi composta por 15 ACS distribuídos em 04 UBS. As entrevistas foram realizadas no período de maio a julho de 2013 e aprovada no Comité de Ética de Pesquisa Envolvendo Seres Humanos (CAE: 09070112.4.0000.5546). A análise de dados foi realizada no programa EpiInfo v.7.0. Quanto à identificação de erros no uso de medicamentos, foi relatado por oito (53%) ACS que sempre ou quase sempre o detectavam. Apesar de 10 (67%) ACS assumirem que quase sempre sabem responder perguntas sobre medicamentos, 13 (87%) afirmam não ter conhecimentos suficientes, 14 (93%) ACS reconhecem a necessidade de uma capacitação a cerca do assunto e 14 (93%) ACS consideram muito importante a ação de orientar as famílias a respeito dos medicamentos. Ademais, sete (47%) ACS relataram que na última semana de trabalho temas relacionados á medicamentos foram abordados de oito á dez vezes. Diante dos resultados, foi observada a necessidade de capacitações sobre medicamentos aos ACS como forma de torná-los agentes condutores do processo de promoção do uso racional de medicamentos na Atenção Básica de Saúde.
Palavras-chave
uso racional de medicamentos, agentes comunitários de saúde, atenção primária à saúde.
Referências
1. AQUINO, Daniela Silva de. Por que o uso racional de medicamentos deve ser uma prioridade?.Ciênc. saúde coletiva, Rio de Janeiro , v. 13,supl. Apr. 2008 .
2. VILELA, Rodolfo Andrade de Gouveia; SILVA, Reginalice Cera da; JACKSON FILHO, José Marçal. Poder de agir e sofrimento: estudo de caso sobre Agentes Comunitários de Saúde. Rev. bras. saúde ocup., São Paulo , v. 35,n. 122,Dec. 2010 .
3. MARQUES, T. C. As atividades dos agentes comunitários de saúde e a promoção do uso correto de medicamentos em unidades do distrito de saúde oeste de Ribeirão Preto-SP. 2008. 105f. Dissertação (Mestrado)- Escola de enfermagem de Ribeirão Preto, Universidade de São Paulo, Ribeirão Preto, 2008.