Rede Unida, 11º Congresso Internacional da Rede Unida


Tamanho da fonte: 
A IMPORTÂNCIA DO ACOLHIMENTO COM CLASSIFICAÇÃO DE RISCO NO SERVIÇO DE URGÊNCIA E EMERGÊNCIA: RELATO DE EXPERIÊNCIA.
Leila Meira, Letícia Ribeiro, Andréia Brito, Rodrigo Santos Barros, Camila dos Anjos Santos, Cleide Arruda, Daniela Teixeira Trindade

Resumo


Introdução: O acolhimento como ato ou efeito de acolher expressa uma ação de aproximação, um “estar com” e “perto de”, ou seja, uma atitude de inclusão, de estar em relação com algo ou alguém (BRASIL, 2009). O Acolhimento com Classificação de Risco – ACCR, se norteia no princípio da equidade, que prevê o direito de todos ao acesso aos serviços de saúde respeitando as prioridades. O ACCR se baseia no Protocolo de Manchester, o qual consiste na classificação dos usuários a partir do risco de morte, sendo que as cores azul, verde, amarelo, laranja e vermelho são utilizadas para sinalização de risco gradativo. Durante a experiência vivenciada por aproximadamente quatro meses no serviço de ACCR da emergência do Hospital Geral de Vitória da Conquista- Ba - HGVC, foi possível perceber as potencialidades do método e almejar mudanças que visam melhorias do serviço. Objetivo geral: Realizar o diagnóstico situacional sobre o serviço de Acolhimento com Classificação de Risco no setor de emergência do HGVC, baseando-se nas definições de Acolhimento e nos princípios norteadores do SUS. Objetivos específicos: Realizar observação no ACCR, acompanhar os usuários durante seu percurso nas diversas instâncias do serviço, aplicar instrumento de análise sobre horários de chegada e atendimento aos respectivos setores e conhecimento populacional acerca do objetivo e do funcionamento do ACCR no HGVC. Metodologia: Este estudo trata-se de um relato de experiência de natureza descritiva realizado por acadêmicas da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - UESB, do curso de Graduação em Medicina, e Universidade Federal da Bahia – UFBA, do curso de Graduação em Farmácia, durante o atendimento no ACCR do HGVC do dia 1º de agosto até dia 28 de novembro do ano de 2013. Resultados: Durante a realização das atividades de análise e planejamento foram abordados os temas de fragilidades e potencialidades do ACCR com ênfase na valorização do nível de serviço já existente, como também na necessidade de sensibilização tanto dos usuários quanto da equipe multiprofissional. Conclusão: Assim, através da análise situacional do atendimento do ACCR no HGVC, tornou-se possível o planejamento das ações que visam à implementação do serviço, possibilitando uma melhor qualidade de vida da comunidade, troca de conhecimentos entre profissionais e usuários e uma assistência humanizada.

Palavras-chave


Emergência; Usuário; Acolhimento; Classificação de Risco. __________________________

Referências


  • BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Acolhimento e classificação de risco nos serviços de urgência / Ministério da Saúde, Secretaria de Atenção à Saúde, Política Nacional de Humanização da Atenção e Gestão do SUS. – Brasília : Ministério da Saúde, 2009.
  • BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Acolhimento com avaliação e classificação de risco: um paradigma ético-estético no fazer em saúde /Ministério da Saúde, Secretaria-Executiva, Núcleo Técnico da Política Nacional de  Humanização. – Brasília: Ministério da Saúde, 2004.
  • BENEVIDES, R.; PASSOS, E. A humanização como dimensão pública das políticas de saúde. Ciência & Saúde Coletiva, [S.l.],v. 10, n. 3, p. 561-571, 2005.