Rede Unida, 11º Congresso Internacional da Rede Unida


Tamanho da fonte: 
PROJETO DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA SAÚDE E PREVENÇÃO DO TRABALHADOR DA COCEVVIL - COMÉRCIO DE CEREAIS LTDA: UM ESPAÇO PARA FORMAÇÃO PROFISSIONAL E PROMOÇÃO DA SAÚDE
Themis Goretti Moreira Leal de Carvalho, Angélica Facco, Bruna Pereira Fruet, Diane Tubiana de Oliveira, Emília Teixeira Toledo, Grace Daiane de Souza, Laise Gonçalves Doebber, Leticia Mann Silvestrini da Silva, Mariane Lorenzoni, Tatiane Konrad Ruckert, Vitória Medeiros da Rosa, Alexandra Severo Scherer

Resumo


Como profissionais comprometidos com a saúde coletiva, os Fisioterapeutas preocupam-se e ocupam-se das condições de saúde da classe trabalhadora. Objetivos: determinar os riscos cardiovasculares, a hipertensão arterial sistêmica, o tabagismo, o abuso de álcool e a obesidade nos colaboradores da COCEVVIL - Comércio de Cereais Ltda., propondo ações de educação e saúde capazes de diminuir riscos à saúde, proporcionando diagnóstico precoce, objetivando a melhoraria da qualidade de vida. Metodologia: este projeto de pesquisa e extensão tem características de um estudo descritivo e analítico de rastreamento epidemiológico observacional. Seguiu as recomendações e protocolos preconizadas no Caderno de Atenção Primária - Rastreamento (Ministério da Saúde, 2010). Todas as intervenções e atividades realizadas foram executadas pelos acadêmicos do Curso de Fisioterapia da UNICRUZ. Resultados: participaram do projeto 44 trabalhadores, dos mais variados setores de trabalho, sendo que 33% são do gênero feminino e 67% do gênero masculino. Quando questionados se apresentavam algum problema de saúde 19% referiram que sim, sendo que 12% fazem uso de medicação, na maioria para o controle da hipertensão arterial. Todos concordam que o consumo excessivo de álcool e outras drogas tem sido apontado como fator de risco para diversas doenças e agravos à saúde, mas 69% referem que bebem socialmente e 7% já causaram acidentes pelo uso da bebida alcoólica. Com relação ao tabagismo temos 12% de fumantes e 23% de ex-fumantes. O rastreamento da obesidade nos mostrou que no gênero feminino 50% apresentam obesidade leve. Oficinas pedagógicas, distribuições de folders educativos capacitaram os trabalhadores para reflexão crítica e tomada de decisões no sentido de atitudes de prevenção e/ou melhora dos fatores de riscos cardiovasculares. Conclusão: o projeto proporcionou aos acadêmicos envolvidos a diversificação do cenário ensino-aprendizagem, interação entre alunos e trabalhadores, experiência em elaborar e construir programas educativos e oportunidade de integrar teoria e prática em situações reais. Promoveu para os trabalhadores o conhecimento de seus riscos cardiovasculares, dotando-os com recomendações de prevenção, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida e, por conseguinte, para a garantia do controle desses fatores de risco visando à prevenção de doenças e de seus agravos.

Palavras-chave


Trabalhador. Agravos. Rastreamento. Saúde.

Referências


BRASIL. Conselho Nacional de Secretários de Saúde. Atenção primária e Promoção da Saúde. 1a. Edição, Brasília: CONASS, 2011.

BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Caderno de Atenção primária - Rastreamento. Brasília: Série A. Normas e Manuais Técnicos, Caderno de Atenção Primária, n.29, 2010.

BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção Básica. Temático Promoção da Saúde IV. Brasília: Painel dos Indicadores do SUS, 6, Brasília: Ministério da saúde, 2009.

PAZ FILHO, G..J. SATO,M.J, TULESKY,S.Y. TAKATA, C.C.C. Emprego do questionário CAGE para detecção de transtornos de uso do álcool em pronto-socorro.São Paulo: Revista Associação Médica Brasileira, 2001.

PINHEIRO, A. R. O.; FREITAS, S.  F. T; CORSO, A. C. T. Uma abordagem epidemiológica da obesidade. São Paulo: Revista Nutrição, vol. 17, 2005.

SANTOS, J. D. P.  et al. Instrumentos para avaliação do tabagismo: uma revisão sistemática. Rio de Janeiro: Ciências da Saúde coletiva vol.16 no.12,  2011.