Rede Unida, 11º Congresso Internacional da Rede Unida


Tamanho da fonte: 
AVALIAÇÃO DA MORBIDADE HOSPITALAR POR DOENÇAS CRÔNICAS NÃO TRANSMISSÍVEIS NO MUNICÍPIO DE JOÃO PESSOA – PARAÍBA
Uberlandia Islandia Barbosa Dantas, Clécia Kelly do Nascimento Oliveira, Sergio Ribeiro dos Santos, Célia Maria Cartaxo Pires de Sá, Mirla Lima Ribeiro, Lenilma Bento de Araujo Meneses, Zey Veríssimo Aguiar, Barbara Maria Pereira Wanderley

Resumo


Introdução: A Organização Mundial da Saúde (OMS) define como doenças crônicas as doenças cardiovasculares (cerebrovasculares, isquêmicas), as neoplasias, as doenças respiratórias crônicas e diabetes mellitus. A OMS também inclui nesse rol aquelas doenças que contribuem para o sofrimento dos indivíduos, das famílias e da sociedade, tais como as desordens mentais e neurológicas, as doenças bucais, ósseas e articulares, as desordens genéticas e as patologias oculares e auditivas. Um dos principais desafios dos países em desenvolvimento hoje é definir e implementar estratégias efetivas para a prevenção e controle das doenças crônicas não-transmissíveis (DCNT). Objetivo Geral: Avaliar a morbidade hospitalar por Doenças Crônicas não Transmissíveis no município de João Pessoa- Paraíba no período de 2008 a 2011.  Métodos: Essa pesquisa trata-se de um estudo de caso, exploratório descritivo com corte qualitativo propondo-se a descrever o perfil de Morbidade Hospitalar por capítulo de CID das DCNT no município de João Pessoa – Paraíba. Os dados coletados nesse estudo foram extraídos da base de dados do Sistema de Informação Hospitalar do SUS (SIH/SUS) de domínio público que está disponibilizado através da Internet pelo Departamento de Informática do SUS – DATASUS.  Resultados: Analisando os dados coletados no banco de dados do SIH-SUS do município de João Pessoa no período de 2008 a 2011 detivemos nossa observação sobre os seguintes capítulos do CID: II – Neoplasias, IV- Doenças endócrinas nutricionais e metabólicas, V- Transtornos mentais e comportamentais e XI – Doenças do aparelho circulatório. Comparando a situação da base de dados no período proposto por esse estudo pudemos observar que as internações no município de João Pessoa sofreram aumento por parte das Doenças do aparelho circulatório de 58,04% e pelas neoplasias de 5,98%. E redução no mesmo período das internações por Transtornos mentais e comportamentais de 70,15% e 61,65% das internações por Doenças endócrinas nutricionais e metabólicas. Conclusão: Monitorar e avaliar as DCNT é um desafio para gestores e profissionais de saúde, pois através do monitoramento é possível obter informações importantes, para que se planeje políticas públicas de promoção à saúde e prevenção de doenças pois, para estas doenças existem vários fatores de risco cuja prevenção reduziria o aparecimento de novos doentes, atenuaria o surgimento de lesões irreversíveis ou complicações que levariam a graus variáveis de incapacidades, e até mesmo a invalidez permanente.

Palavras-chave


Doenças Cronicas, Avaliação em Saúde, Promoção da Saúde

Referências


Achutti A, Azambuja MIR. Doenças crônicas não-transmissíveis no Brasil: repercussões do modelo de atenção à saúde sobre a seguridade social. Cien Saude Colet 2004; 9(4):833-840.

Starfield B. Primary care: balancing health needs, services, and technology. New York: Oxford University Press; 1998. Schmidt MI, Duncan BB, Stevens A, Luft V, Iser BPM. Doenças crônicas não transmissíveis no Brasil: mortalidade, morbidade e fatores de risco. In: Ministério da Saúde. Saúde Brasil 2009: uma análise da situação de saúde e da Agenda Nacional e Internacional de Prioridades em Saúde. Brasília, DF; 2010. p.111-36.