Rede Unida, 11º Congresso Internacional da Rede Unida


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AVALIAÇÃO DE SERVIÇOS ODONTOLÓGICOS DE URGÊNCIA (SOU): A VISÃO DOS GESTORES, GERENTES E PROFISSIONAIS
Silvia Carrera Austregesilo

Resumo


O estudo avaliou, sob a ótica de gestores/gerentes e profissionais, a qualidade dos Serviços Odontológicos de Urgência (SOU) da cidade do Recife. Os dados foram obtidos por meio de questionários e foi realizada análise descritiva. Os resultados mostraram que a dor foi a principal queixa dos pacientes e a abertura coronária o procedimento mais realizado. Aspectos estruturais do serviço são satisfatórios e foi evidenciado que há disponibilidade de prontuários, entretanto apenas destaca-se a inexistência de protocolo clínico. No que tange a referência e contra referência, o acesso ao SOU se dá exclusivamente através da demanda espontânea, e existe garantia de referência para serviços de maior complexidade. Quanto ao monitoramento e avaliação do próprio serviço, a maioria dos gestores desconhece a existência de metas de produção para avaliação do SOU, não estabelece e/ou utiliza de mecanismos para avaliar o grau de satisfação do usuário com o serviço e não sabe se existem no Plano Orçamento Anual, metas ou rubricas financeiras ao SOU. Este estudo reforça a importância da avaliação da atuação odontológica em serviços de saúde pública e realização de sensíveis melhorias nas políticas e práticas de monitoramento e avaliação de saúde bucal.

Palavras-chave


Avaliação de Serviços de Saúde; Saúde Bucal; Urgência

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