Rede Unida, 11º Congresso Internacional da Rede Unida


Tamanho da fonte: 
RELAÇÃO DA ODONTOLOGIA E SACAROSE VISANDO MÉTODOS PREVENTIVOS CONTRA A DOENÇA CÁRIE DENTAL
Rafaela Giacomelli Tomazelli, Bárbara Menegat Rossatto, Larissa Tatiana Alves da Silva, Caroline Barboza Kuhn, Ana Paula Tiecker Reidel, Camilla Silva Ribas

Resumo


Caracterização do problema: A ligação entre o fator dieta e alta prevalência de doenças crônicas e locais tem sido objeto de crescente interesse entre cientistas e entidades governamentais, nas últimas três décadas. A Organização Mundial da Saúde recomendou em 1990 que os governantes dos países desenvolvidos e também daqueles em desenvolvimento devem estar atentos aos danos à saúde que resultam do processo de industrialização e das consequentes mudanças na dieta. Componentes específicos da dieta tais como gorduras saturadas, açúcares extrínsecos, sal e também álcool, quando ingeridos em excesso, têm sido identificados como fatores de risco para um grande número de doenças. Relevantes pesquisas epidemiológicas e clínicas, entre outras, têm demonstrado que o consumo de açúcares extrínsecos é uma das causas das diversas doenças, especialmente a cárie dental. A cárie dental é uma doença infecciosa açúcar-dependente e biofilme-dependente, sendo os carboidratos fermentáveis considerados os fatores ambientais chaves envolvidos na iniciação e desenvolvimento desse processo. Descrição da experiência: Primeiramente foi realizada a construção do referencial teórico, recolhendo todas as informações referentes ao assunto. Posteriormente foram selecionados os melhores métodos preventivos para a prevenção da doença cárie, sendo eles: a alimentação adequada, evitando ao máximo uso indevido de açúcares e carboidratos tanto na infância quanto na fase adulta; e a instrução e o papel do profissional de saúde (sendo ele dentista ou médico) sobre o malefício que esses alimentos causam sistematicamente ou localmente. Além disso, foram relatados os primeiros estudos que comprovaram a relação da cárie dental e do açúcar, como o estudo de Vipeholm e o estudo de Hopewood House. A avaliação da cariogenicidade da dieta também foi citada, sendo explicados os seguintes métodos: Diário recordatório das últimas 24 horas; Diário alimentar; Questionário de frequência de consumo de alimentos; e Aconselhamento dietético.

Palavras-chave


Odontologia; Sacarose; Cárie Dental

Referências


FREIRE, Maria do Carmo M.; CANNON, Geoffrey; SHEIHAM, Aubrey. Análise das recomendações internacionais sobre o consumo de açúcares publicadas entre 1961 e 1991. Rev Saúde Pública, v. 28, n. 3, p. 228-37, 1994.

LEME, Adriana Franco Paes. Papel da Sacarose na formação do biofilme dental e na composição de proteínas da matriz do biofilme formado in situ. 2005. 88 f. Tese (Doutorado em Odontologia) - Faculdade de Odontologia de Piracicaba, Universidade Estadual de Campinas, Piracicaba. 2005.