Rede Unida, 11º Congresso Internacional da Rede Unida


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PET REDES E A INTEGRAÇÃO ENSINO-SERVIÇO: LINHA DE CUIDADO SAÚDE MENTAL DA INFÂNCIA E ADOLESCÊNCIA
Rosemarie Gartner Tschiedel, Francisca Dilger, Irimara Gomes Peixoto

Resumo


O programa PET Rede de Atenção Psicossocial – Linha de Cuidado em Saúde Mental da Criança e do Adolescente tem a intenção de promover o contato de alunos em processo de graduação dos cursos da área da saúde, com as políticas públicas em saúde, sobretudo em serviços e programas que envolvam crianças e adolescentes. Este PET está incluído no PET-Saúde Redes de Atenção à Saúde por meio dos estabelecimentos da saúde – pontos de atenção (conforme a Portaria 3.088/11 da RAPS) – ativo nos distritos Centro e Cristal/Glória/Cruzeiro em Porto Alegre. O PET é composto por um professor tutor e preceptores, que são profissionais da área da saúde como: Serviço Social, Enfermagem e Psicologia. Além disso, os monitores do PET são alunos de graduação dos diferentes cursos de saúde, desse modo o programa busca promover a integração ensino-serviço juntamente com o tutor e os preceptores. O projeto tem como objetivo proporcionar aos alunos de graduação uma visibilidade e conhecimento da rede de saúde pública, fazendo com que ele se familiarize com a linha de cuidado em saúde que é representada através de fluxos assistenciais seguros e acessíveis aos usuários do SUS. A atuação de graduandos em diferentes serviços de saúde mental possibilita a esperada interdisciplinaridade e a prática na saúde pública. Juntamente com intervenções – na perspectiva da clínica ampliada – na rede de atenção psicossocial, o PET busca elaborar uma pesquisa de caráter qualitativo, esta pesquisa no programa de Atenção Psicossocial – Linha de Cuidado em Saúde Mental da Criança e do Adolescente está em andamento e ainda não possui resultados. Até o momento, estão sendo produzidos diários de campo, e relatórios com atividades efetuadas pelos estudantes nos locais de intervenção. O programa conta com reuniões e seminários com todos os participantes, onde são apresentados e discutidos assuntos sobre a saúde mental infanto-juvenil. Nesses encontros são compartilhadas experiências das intervenções, relatadas tanto por monitores quanto por preceptores. Com o objetivo de identificar os acessos e os acolhimentos dos diferentes níveis de saúde mental, o programa do PET tem como um dos previstos resultados a colaboração na efetivação das ações na saúde mental. Dessa forma, será possível a elevação da qualidade nos atendimentos na rede de atenção psicossocial.