Rede Unida, 11º Congresso Internacional da Rede Unida


Tamanho da fonte: 
AVALIAÇÃO DAS COMPETENCIAS CLINICAS EM CENÁRIO REAL DE PRÁTICA
Maria Angelina da Silva Medeiros

Resumo


Introdução: O mini-CEX (mini clinical evaluation exercise) é uma ferramenta para avaliação in vivo do desempenho profissional através da observação direta da consulta farmacêutica, avaliando as habilidades clínicas seguido do feedback. O exame é fácil de aplicar, uma vez que se ajusta nos diferentes cenários reais de prática além de incorporar uma dimensão formativa através do feedback construtivo. Objetivos: avaliar as competências clínicas dos estudantes de farmácia com a implementação do MINI-CEX. Metodologia: Os estudantes da disciplina de estágio curricular em atenção farmacêutica foram avaliadas pelo professor, e pelo aluno através da auto avaliação e avaliação dos pares utilizando um instrumento baseado nas competências clínicas necessárias para a pratica da atenção farmacêutica. Um total de 30 critérios abordando as competências clínicas era constituído por uma escala padronizada de nove pontos, com intervalo de classificação de 1-3: insatisfatório; 4-6: parcialmente adequado e 7-9 adequado. Resultados: foram realizados 794 consultas farmacêuticas por 45 estagiários (17,4 atendimentos/aluno) ao longo de 5 semestres e um total de 117 observações com média de 2,6 observações por cada docente. As observações foram realizadas em uma Unidade de Saúde da Família e o tempo médio de observação de cada consulta farmacêutica e de feedback foi de 28,43 ± 0,08, e 43,9 ± 0,86 minutos, respectivamente. A média de atendimentos realizados pelos alunos antes da aplicação do mini cex foi de 6,01 ± 0,20. O coeficiente alfa de Cronbach foi de 0,92 o que indica elevada confiabilidade do método de avaliação. A avaliação geral de competências do farmacêutico foi adequada com medias de 7,6 ± 0,061, 8,2 ± 0,02 e 8,4 ± 0,06 das avaliações feitas pelo professor, auto-avaliação e avaliação dos pares, respectivamente. Conclusão: O MINI-CEX foi bem aceito pelos alunos, sua implementação foi factível e permitiu avaliar diferentes níveis de desempenho dos alunos além de fornecer feedback imediato além de ser uma valiosa ferramenta de aprendizagem.

Palavras-chave


AVALIAÇÃO, COMPETENCIAS CLINICAS, MINI-CEX