Rede Unida, 11º Congresso Internacional da Rede Unida


Tamanho da fonte: 
REFLEXÃO CRÍTICA NA FORMAÇÃO EM ENFERMAGEM: FERRAMENTA PARA A TOMADA DE DECISÃO
Janara Caroline Ribeiro, Selma Regina de Andrade

Resumo


A tomada de decisão é um processo que exige o desenvolvimento de competências específicas pelo estudante, durante a formação profissional. No ensino de enfermagem, os estudantes experimentam este processo desde o primeiro estágio da graduação, decidindo sobre condutas diversas do ser enfermeiro, amparados pelo professor durante a supervisão presencial. Durante o estágio supervisionado em gestão e gerência de enfermagem do Curso de Enfermagem da Universidade Federal de Santa Catarina, ofertado no sétimo período da graduação, os estudantes têm a supervisão direta do enfermeiro do campo de estágio e supervisão semipresencial de um professor da disciplina e seus orientandos, mestrandos ou doutorandos do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da mesma Universidade, que cursam a disciplina de Estágio de Docência. Como estagiária de docência nesta disciplina, identifiquei em três grupos acompanhados durante o ano de 2013 uma dificuldade para tomar decisões frente a conflitos entre o conteúdo teórico e a prática de gestão e gerenciamento do cuidado de enfermagem, refletidos na inexpressão de habilidades e atitudes necessárias para a gerência em enfermagem. Para enfrentar essa questão, considerando a carga horária do estágio e objetivando proporcionar ao graduando o máximo aproveitamento para desenvolver na prática seus conhecimentos, propus a realização de uma atividade reflexiva retrospectiva, a fim de subsidiá-los na tomada de decisão frente aos problemas encontrados. As reflexões foram realizadas semanalmente pelos estudantes e seguiram a seguinte estrutura: descrição da situação-problema; teorização do assunto em questão; confronto da teoria com a situação ocorrida; e reconstrução de como poderia acontecer diferente, a partir do posicionamento do aluno em relação ao ocorrido. A ferramenta pedagógica despertou nos acadêmicos a ação reflexiva, contribuindo para a tomada de decisão, ao passo que o conhecimento que buscaram, a análise que fizeram e as alternativas que apontaram, após a reflexão, permitiu-lhes encontrar formas de se posicionar frente aos conflitos, na medida em que as situações-problema refletidas se repetiam ou novas eram presenciadas. A estratégia proposta para facilitar a aprendizagem dos estudantes contribui ainda para a avaliação das competências desenvolvidas pelos estudantes durante o estágio supervisionado, podendo ser incorporada tanto como ferramenta didática, quanto instrumento de avaliação.

Palavras-chave


Educação em Enfermagem; Aprendizagem Baseada em Problemas; Estágio Supervisionado.

Referências


  1. Smith J. Teacher`s work and the politics of reflextion”. In.: American Educational Research Journal, Vol. 29, n. 2, 1992, p. 267-300.
  2. Schon DA. Educando o Profissional Reflexivo: um novo design para o ensino e aprendizagem. Porto Alegre: Artmed, 2000.
  3. Dorigon TC; Romanowski JP. A reflexão em Dewey e Schön. Revista Intersaberes, Curitiba, ano 3, n. 5, p. 8 - 22, jan/jul 2008.
  4. Freire P. Pedagogia do oprimido. 47 ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2005.