Rede Unida, 11º Congresso Internacional da Rede Unida


Tamanho da fonte: 
APLICAÇÃO DOS PRINCÍPIOS DOUTRINÁRIOS DO SUS EM UMA INSTITUIÇÃO FILANTRÓPICA
Bruno Araújo da Silva Dantas, Andrea Tayse de Lima Gomes, Micheline da Fonseca Silva, Thalyne Yurí Araújo Farias Dias, Lays Pinheiro de Medeiros, Gilson de Vasconcelos Torres

Resumo


Caracterização do problema: O Lar Fabiano de Cristo é uma instituição filantrópica, que assiste crianças e adolescentes residentes no bairro de Felipe Camarão em Natal/RN. Esse Lar oferece alimentação, lazer e atividades educativas no turno oposto ao da escola regular, atuando de forma complementar na educação desses indivíduos. Dentre os princípios do Sistema Único de Saúde (SUS), evidenciam-se os doutrinários, que são: universalidade, equidade e integralidade¹. Descrição da experiência: Objetivou-se relatar a experiência de acadêmicos de Enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande do Norte durante as atividades práticas de consulta a criança e ao adolescente no Lar Fabiano de Cristo. Uma das consultas que os alunos realizaram no Lar foi marcante no processo de aprendizagem. Uma criança de seis anos foi atendida e, ao exame físico geral, constatou-se presença de pediculose, marcas de violência na face e hipertermia. Durante uma conversa na tentativa de descobrir a causa do hematoma na face, percebeu-se o medo e a insegurança da criança em falar sobre o que se passava com ela. Imediatamente, a menina foi levada a Unidade Básica de Saúde (UBS), que fica próximo ao Lar. Daí, os acadêmicos souberam que os profissionais da UBS tinham tido problemas com a mãe há poucos dias, pois tentaram intervir em alguns problemas de saúde identificados nas crianças e a mãe se negou a fazer os tratamentos.  Em seguida, fez-se uma visita à residência e foi possível evidenciar que a família apresentava desestrutura quanto a tais aspectos: agressão entre irmãos; abuso de álcool pela mãe; ausência da figura paterna. Efeitos alcançados: É possível perceber que o principio da universalidade e da equidade foi aplicado quando a criança foi atendida no Lar. Já a integralidade, é observada no momento em que os acadêmicos decidem visitar o local onde a menina morava. Os alunos puderam experimentar uma vivência com crianças e adolescentes extremamente significante, visto que, foi possível escutar ativamente os questionamentos e temores que se passava no psicológico e emocional de todos aqueles que foram atendidos. Recomendações: Assim, ficou nítido a importância do papel do acadêmico de Enfermagem como cidadão, que faz parte de uma sociedade ativa e que é capaz de executar ações positivas diante das desigualdades sociais.

Palavras-chave


Serviços de Saúde Comunitária; Adolescente; Promoção da Saúde

Referências


1- BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria Executiva. Sistema Único de Saúde (SUS): princípios e conquistas. Brasília (DF); 2000.